De um modo geral, a grade escolar brasileira abrange tudo, porém, não (se) aprofunda suficientemente em todas as matérias. A questão não é deixar o estudante com o livre arbítrio de escolher o que estudar, mas sim o estimular a seguir determinada profissão, ou melhor, conhecer a fundo aquilo que deseja exercer futuramente.
A proposta de especialistas da educação e de ministros de consentir que o aluno escolha o que estudar não resolve o problema. Afinal, o prejudicado seria o jovem, que anula do seu conhecimento matérias importantes por não ter afinidade com as mesmas. O ideal seria que, o estudante cumprisse a demanda de matérias escolares já instituídas e durante o horário inverso, adentrasse sua educação nos conteúdos cobrados na faculdade que pretende cursar.
Dessa forma, o aluno preservaria um conhecimento geral sobre diversas áreas, e ainda assim, cultivaria estudo suficiente para ingressar na carreira que almeja. Porém, isso não significa que o problema estaria resolvido, a base para praticar o ramo ambicionado surge da dinâmica em sala, da orientação adequada e, sobretudo, de uma didática elementar bem formulada desde o ensino fundamental.
No entanto, nada brota de um dia para o outro, e os resultados passam a ter efeito em longo prazo. A complementação do currículo escolar sugere que o aluno não perca os pilares da educação, e sim, por conta própria, explore o setor que lhe atrai, ou seja, não seria necessária uma reforma com exclusão das matérias não pertinentes a determinada pessoa, mas a adição de cognição daquilo que lhe é oportuno.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, informativa, crítica e com raciocínio bem desenvolvido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |