Já é clara a defasagem existente no atual modelo de ensino. A grade curricular já não atende às demandas do século XXI, que está repleto de tecnologia e por isso se modifica rapidamente. São necessárias, o quanto antes, adaptações escolares para melhor aproveitamento estudantil.
A escola atual é desestimulante e acaba perdendo para seus concorrentes: Jogos jogos, redes sociais e celulares. Muitas vezes as matérias não têm aplicação efetiva no cotidiano, sendo apenas voltadas para o vestibular, acabam não preparando para a vida. E ainda que sejam válidas, pela metodologia atual o aluno simplesmente decora para a prova e logo após essa, esquece-se, pois não aprendeu de fato.
Assuntos como as leis em vigor, primeiros socorros e educação moral e cívica – que já é um projeto do deputado Ronaldo – deveriam ser tratados mais a fundo, pois são úteis na formação de uma sociedade consciente, com participação política, adequada para o bom convívio.
Outro ponto interessante é a inclusão de matérias optativas, voltadas para área de interesse do aluno, que seria mais participativo. O curso técnico acompanhando o ensino médio também é uma alternativa que além de ser benéfica para o aluno, resultará em desenvolvimento do mercado de trabalho com mão de obra (um) pouco mais especializada.
A reforma curricular é imprescindível para o melhor desempenho do país, pois a educação é refletida na economia. Muitas idéias são boas, resta uma análise para saber quão aceitáveis e aplicáveis serão na sociedade brasileira. A mudança não afetará somente o estudante em âmbito escolar, mas também a visão desse sobre o mundo.
Comentários do corretor
Atenção à coesão.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |