Mudança de perspectiva - Banco de redações


Reforma no currículo escolar

Enviada em: 05/03/2015

Status:

Corrigida
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   Já é clara a defasagem existente no atual modelo de ensino. A grade curricular já não atende às demandas do século XXI, que está repleto de tecnologia e por isso se modifica rapidamente. São necessárias, o quanto antes, adaptações escolares para melhor aproveitamento estudantil.

   A escola atual é desestimulante e acaba perdendo para seus concorrentes:  Jogos jogos, redes sociais e celulares. Muitas vezes as matérias não têm aplicação efetiva no cotidiano, sendo apenas voltadas para o vestibular, acabam não preparando para a vida. E ainda que sejam válidas, pela metodologia atual  o aluno simplesmente decora para a prova e logo após essa, esquece-se, pois não aprendeu de fato. 

   Assuntos como as leis em vigor, primeiros socorros e educação moral e cívica – que já é um projeto do deputado Ronaldo – deveriam ser tratados mais a fundo, pois são úteis na formação de uma sociedade consciente, com participação política, adequada para o bom convívio. 

   Outro ponto interessante é a inclusão de matérias optativas, voltadas para área de interesse do aluno, que seria mais participativo. O curso técnico acompanhando o ensino médio também é uma alternativa que além de ser benéfica para o aluno, resultará em desenvolvimento do mercado de trabalho com mão de obra (um) pouco mais especializada. 

   A reforma curricular é imprescindível para o melhor desempenho do país, pois a educação é refletida na economia. Muitas idéias são boas, resta uma análise para saber  quão aceitáveis e aplicáveis serão na sociedade brasileira. A mudança não afetará somente o estudante em âmbito escolar, mas também a visão desse sobre o mundo.  

Comentários do corretor


Atenção à coesão.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida. Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente