Em 18/01/2019 10h59 , atualizado em 22/01/2021 13h14

Como calcular a média do Enem?

Enem

Média do Enem é usada em vestibulares, SiSU, ProUni e FIES. Para calcular a média do Enem, é preciso saber o peso das provas no curso pretendido. Por Adriano Lesme
Média acima de 450 pontos no Enem é exigida para ProUni e FIES
Média acima de 450 pontos no Enem é exigida para ProUni e FIES
PUBLICIDADE

Essa pergunta é bem simples de responder, mas pode ser complexa dependendo do por que se quer calcular a média das notas do Enem.

A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e dividida pela soma dos pesos. Difícil? Esse cálculo pode causar certa confusão mesmo, por isso disponibilizamos uma ferramenta que calcula a média do Enem.

Ferramenta para calcular a média do Enem

ATENÇÃO: os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular. Para ProUni e Fies coloque peso 1 em todas as provas.

A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No caso do ProUni e do FIES, para concorrer às bolsas de estudo e ao financiamento é preciso que a média seja pelo menos de 450 pontos, sem que a redação seja zerada, além dos pré-requisitos de renda.

Algumas instituições de ensino, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estabelecem pesos para cada uma das provas do Enem, que podem variar até de acordo com o curso. Por exemplo, a prova de Matemática pode ter peso maior para um curso de Exatas e menor para um de Humanas.

Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos. Dúvidas sobre como é feito o cálculo das notas do Enem podem ser respondidas aqui.

Artigos Relacionados
Na redação do Enem 2018, cresceu a porcentagem de participantes com nota até 400 pontos (o máximo é 1000). A nota média da redação caiu de 558 para 523,4. Ao todo, 4,1 milhões de redações foram corrigidas no Enem 2018 contra 4,7 milhões em 2017.
Confira o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Notas foram publicadas nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na Página do Participante. O Brasil Escola traz o resumo de como foi o exame e com usar a pontuação do Enem.
Entenda como o funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada para calcular a nota do Enem. Saiba se é possível calcular a pontuação no Enem, como o sistema interpreta um chute e quais as notas máximas e mínimas do Enem.
As notas do Enem 2018 podem ser usadas de várias formas. Saiba onde usar sua pontuação e por que fazer as provas!
O Inep publicou hoje (18) o resultado do Enem 2016. Notas podem ser acessadas pelos concluintes do ensino médio e quem já terminou os estudos.
O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira, 13 de janeiro, o boletim de desempenho com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.
Maior pontuação foi na prova de Matemática; a menor foi na área de Linguagens.
1ª chamada acontece nesta quinta-feira; oferta é de quase 145 mil bolsas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES