Whatsapp
Em 18/01/2019 10h59 , atualizado em 22/01/2021 13h14

Como calcular a média do Enem?

Enem

Média do Enem é usada em vestibulares, SiSU, ProUni e FIES. Para calcular a média do Enem, é preciso saber o peso das provas no curso pretendido. Por Adriano Lesme
Média acima de 450 pontos no Enem é exigida para ProUni e FIES
Média acima de 450 pontos no Enem é exigida para ProUni e FIES
Crédito da Imagem: Shutterstock
PUBLICIDADE

Essa pergunta é bem simples de responder, mas pode ser complexa dependendo do por que se quer calcular a média das notas do Enem.

A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e dividida pela soma dos pesos. Difícil? Esse cálculo pode causar certa confusão mesmo, por isso disponibilizamos uma ferramenta que calcula a média do Enem.

Ferramenta para calcular a média do Enem

ATENÇÃO: os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular. Para ProUni e Fies coloque peso 1 em todas as provas.

A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No caso do ProUni e do FIES, para concorrer às bolsas de estudo e ao financiamento é preciso que a média seja pelo menos de 450 pontos, sem que a redação seja zerada, além dos pré-requisitos de renda.

Algumas instituições de ensino, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estabelecem pesos para cada uma das provas do Enem, que podem variar até de acordo com o curso. Por exemplo, a prova de Matemática pode ter peso maior para um curso de Exatas e menor para um de Humanas.

Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos. Dúvidas sobre como é feito o cálculo das notas do Enem podem ser respondidas aqui.

Artigos Relacionados
Entenda como é calculada a nota do Enem, que utiliza um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). É possível saber quanto vale cada questão do Enem?
Para passar em Medicina é preciso mais de 757 pontos na média do Enem 2012.
Maior nota possível em uma das quatro provas objetivas foi 955,2 pontos em Matemática.
Confira o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Notas foram publicadas nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na Página do Participante. O Brasil Escola traz o resumo de como foi o exame e com usar a pontuação do Enem.
Na redação do Enem 2018, cresceu a porcentagem de participantes com nota até 400 pontos (o máximo é 1000). A nota média da redação caiu de 558 para 523,4. Ao todo, 4,1 milhões de redações foram corrigidas no Enem 2018 contra 4,7 milhões em 2017.
O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira, 13 de janeiro, o boletim de desempenho com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.
Quase 145 mil bolsas são oferecidas em instituições particulares de ensino superior.
Notas das três últimas edições do Enem podem ser usadas como critério único.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES