Estamos em Pleno séc. XXI mas com educação do séc. XX, isso devido ao nosso currículo escolar antepassado ultrapassado para alunos modernos. Os estudantes querem progredir no conhecimento, a sociedade necessita desse desenvolvimento intelectual, mas ainda nos ensinam como se fosse nos tempos de nossos avós. A sociedade brasileira progride em ritmo acelerado, mas o nosso currículo escolar não acompanha esse desenvolvimento.
O currículo escolar do ensino fundamental e médio brasileiro não sofreu muitas alterações, dos tempos de nossos pais para sua nova geração, (.) os professores ainda continuam ensinando o “decoreba”, muitos não interagem com seus alunos, tornando assim a aula monótona e desinteressante. Devido (a) isso há alunos que reprovam várias vezes na mesma série, colaborando assim com a evasão escolar de muitos jovens, muitos ainda no ensino fundamental.
Estudantes passam doze anos de suas vidas na escola, e quando vão à faculdade mal sabem escrever ou calcular as quatro operações básicas de matemática. Vestígio (de) que os professores também não tiveram uma educação de qualidade, enfatizando ainda mais que o currículo escolar brasileiro precisa de mudanças progressivas.
Visando buscar um ensino de qualidade, em 1998 foi criada uma resolução pelo governo brasileiro para agrupar as disciplinas em quatro áreas: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e línguas. Mas infelizmente esse projeto só ficou no papel.
Vivemos numa sociedade em constante desenvolvimento, sempre em busca (de) pessoas qualificadas e capazes de resolver problemas. Mas para tornar isso realidade é preciso enriquecer nosso currículo escolar, adicionando mais conhecimentos, (como o) estudo da Constituição, por exemplo, e pôr os projetos em ação. Educação de qualidade é desenvolvimento garantido.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego coerente de termos, à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso devido de preposições e à pontuação.
O texto aborda o tema de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |