Ciências humanas, da natureza, matemática e português em geral. O currículo escolar possui, atualmente, estes quatro elementos, todos com a singular capacidade de conferir explicações sobre as situações, muitas vezes, cotidianas que despertam certa curiosidade. Porém, poderia, ou melhor; seria possível retirar ou acrescentar alguma matéria? E mais, o que é realmente necessário para obter a atenção dos jovens para a sala de aula?
É correto afirmar que o Brasil passa por inúmeras crises, a pior e mais duradoura delas, é a crise educacional. É importante ratificar, no entanto, a ideia de que os jovens não são culpados, visto fato de estes não serem ensinados a gostar de estudar. Mesmo por que porque os seus pais derivam da mesma corrente de desinteresse. Esta falta de importância dada à educação é o principal motivo para tantos jovens não gostarem de ir ou estar na escola.
Como a filósofa Viviane Mosé discutiu durante um Café Filosófico, a obrigação por trás desta instituição, o fato de estar confinado a um lugar onde você não quer estar. (,) Forçados a estudar coisas que não lhes despertam qualquer interesse(,) e, usando a sua analogia, (;) provar, como na corte de um tribunal, através de provas as quais não expressão expressam realmente a noção de conhecimento de cada estudante, é o que torna a experiência de ir à escola tão desagradável.
As matérias que ajudam durante a formação crítica do indivíduo, como: as ciências humanas e o aprendizado de português e derivados; (,) bem como as disciplinas que ampliam a visão para novas descobertas, como: ciências da natureza e a matemática – que as auxilia. Não deveria, de forma alguma, ser retirada, ainda mais com as suas funções muito bem definidas. Afinal, elas nos ajudam a sonhar e pensar de forma crítica. (,) Fazem com que o indivíduo veja além de uma simples possibilidade a ser discutida, e é claro, este fato não pode ser ignorado.
Assim, conclui-se que o excesso ou restrição de disciplinas de nada adianta, pois o aluno manter-se-á desinteressado. Portanto, o necessário é, na verdade, uma reformulação na forma de ensino. Não há como discutir sobre a sociedade ou sobre teorias se os alunos não interagem para alcançar uma síntese de duas suas opiniões.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância verbal e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica. No entanto os problemas na pontuação dificultam a clareza e o bom entendimento para o leitor.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |