O ensino brasileiro é comumente alvo de críticas. Por isso, surgem projetos a fim de contornar tal situação. O ministro da educação, Cid Gomes, não foge dessa linha de raciocínio e coloca em pauta a reforma no currículo escolar.
Em primeiro lugar uma alteração mal planejada na estrutura educacional poderia acabar por comprometer o processo pedagógico vigente, o que acometeria milhares de educandos. Estes, por sua vez, encontrariam problemas ainda maiores em sua formação. Como conclusão, teríamos profissionais menos qualificados e uma produção deficiente.
Por outro lado é interessante propor - e até mesmo testar - ideias que estimulem e tornem prazeroso prazerosa a interação do aluno com a escola. Com o auxílio de materiais mais completos, professores treinados (algo que não é realidade) e aulas extras de disciplinas com as quais o estudante mais se identifica, a preparação para o vestibular e a vida profissional, por exemplo, aconteceria de maneira precoce e eficaz. Além disso, o suporte àqueles que necessitam de qualquer tipo de reforço ou orientação precisa ser optimizado otimizado.
Vale salientar que a reconstrução da grade curricular escolar parece distante da veracidade. Torna-se necessário transmitir informação de (um) jeito diferente do convencional - com intensidade e exclusividade. É justo aplicar propostas que façam do aluno um cidadão e um profissional disposto a transmitir e efetivar toda a dedicação e preparação que lhe foram dadas.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |