O currículo escolar é o conjunto de disciplinas que devem ser abordadas em sala de aula durante o ensino fundamental e médio. Atualmente, circundam a Câmara dos Vereadores Deputados diversos projetos que visam estabelecer reformas em tal currículo, de modo a integrar mais facilmente o aluno ao mercado de trabalho. Essa ideia, porém, torna-se antiquada, já que atinge apenas aspecto quantitativo da educação.
A atual proposta de reforma no currículo escolar visa a unificação de todas as treze disciplinas em apenas quatro: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Dessa forma, é estabelecida a impressão de que os assuntos antes abordados em sala de aula de maneira antiquada e desinteressante serão trabalhados de maneira aprofundada e interativa, uma vez que o número de disciplinas “diminui”, o que as torna superficiais.
Além disso, uma grade curricular subjetiva é a principal receita para o fracasso. Isso se deve ao fato de que, ao mesclar todas as disciplinas em tópicos superficiais(,) é desenvolvida a desmotivação em alunos nos quais já se desenvolveram preferência em determinada carreira, uma vez que os assuntos não são tratados de maneira objetiva. Assim, independentemente de se identificarem com uma área específica do conhecimento, ainda serão obrigados a enfrentar um curso sem variações.
Fica clara, portanto, a necessidade de investimentos no ensino, principalmente público, de modo a atrair o interesse do jovem em uma carreira acadêmica. Por outro lado, é imprescindível estabelecer opções de cursos técnicos nas quais os estudantes possam se ingressar de acordo com sua preferência profissional, preparando-se para o mercado de trabalho.
Comentários do corretor
Atenção à coesão e coerência, à grafia correta das palavras, à pontuação e ao uso de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, mas é possível trabalhar uma argumentação mais consistente e persuasiva.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |