Whatsapp

Banco de Redações

agosto

Tema: Autismo: desafios para a inclusão
PUBLICIDADE

O autismo é uma síndrome que tem como uma de suas características a dificuldade de socialização. Tendo isso em vista, portadores dessa síndrome encontram diversas dificuldades para uma inclusão efetiva no âmbito social, sobretudo no ambiente escolar. Pensando nisso, o Banco de Redações do Brasil Escola preparou o seguinte tema para o mês de agosto: Autismo: desafios para a inclusão.

Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras. 

Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco;
6) Cópia do texto motivador.

Cronograma para envio de redações:
1º período: 1 a 8 de agosto
2º período: 10 a 18 de agosto
3º período: 20 a 27 de agosto

Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.

As correções estarão disponíveis até o dia 1º de setembro.

Enviou seu texto em julho de 2021? Acesse aqui a correção.

Saiba como funciona o Banco de Redações!

Elabore sua redação considerando as ideias a seguir:

Texto 1

O transtorno do espectro do autismo (TEA), conforme denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, também conhecido pela sua denominação antiga (DSM IV): autismo, é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem. [Wikipédia] Leia o texto na íntegra

Texto 2

Embora prevista na legislação desde 2015, a educação especial ainda passa por desafios na garantia de um atendimento de qualidade. Segundo dados do último Censo Escolar, divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2019 o Brasil contava com 1.250.975 matrículas de crianças e adolescentes nesse segmento.

A análise dos dados mostra que o percentual de alunos com deficiência, autismo ou altas habilidades matriculados em classe comuns tem aumentado gradualmente em todas as etapas de ensino. Em comparação com 2018, por exemplo, houve aumento de 5,9%, e de 34,4% em relação a 2015. Do total de alunos com necessidades educacionais especiais, a vasta maioria (1.013.931) faz parte da rede pública de ensino. [Por Vir] Leia o texto na íntegra

Texto 3

O autismo – cujo nome técnico é Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno.

O parlamentar lembra que as características do autismo são muito diversas, o que exige profissionais com preparo e metodologia adequados para alcançar bons resultados. "Alguns alunos precisam de mais cuidados, enquanto outros são mais  independentes. Entretanto, todos exigem alguma atenção diferenciada." [Câmara dos Deputados] Leia o texto na íntegra

Texto 4

Graças ao amadurecimento do campo da Educação Especial, hoje pensada internacionalmente numa perspectiva inclusiva, alunos com TEA estão frequentando as escolas comuns e desfrutando do insubstituível benefício de conviver com outras crianças e adolescentes. É claro que essa participação, viabilizada pelas políticas de inclusão escolar, envolve uma importante complexidade. Não basta simplesmente abrirmos as portas da escola e garantirmos a matrícula. Para que o processo corra bem e permita a construção da autonomia do estudante, um amplo conjunto de estratégias se faz necessário. Dentre elas, merecem destaque tempo para o planejamento das aulas, formação continuada e trabalho colaborativo dos educadores, assim como o engajamento das famílias no cotidiano escolar. [UOL] Leia o texto na íntegra 


Redações corrigidas


Título Nota
"Abordagens educacionais para inclusão de pessoas com TEA" 800
"AUTISMO, desafios para a inclusão" 560
* Obstáculos para a inclusão dos indivíduos autistas na sociedade... 880
*Autismo: desafios para inclusão** 880
. 640
... 720
12080 760
20/08/2021 800
A educação e as preconcepções excludentes 640
A educação e o autismo 760
A importância da Educação Especial contra os desafios de inclusão... 680
A inclusão começa com conhecimento. 720
A Inclusão de Crianças Autistas 760
A inclusão na contemporaneidade 920
A ineficiente inclusão - (Ga1) 840
a luta por um país melhor 520
A necessidade da integração social da pessoa autista 640
Altimos 720
Aprender com estrelas 800
As barreiras da inclusão 840
Autismo - desafios para a inclusão 800
autismo 111 480
Autismo : desafios para a inclusão 600
Autismo e Educação 840
Autismo e Inclusão 720
Autismo e seus desafios 800
Autismo e seus desafios para a inclusão 760
Autismo na sociedade atual 880
Autismo no Brasil 480
Autismo, uma discussão social 680
Autismo: compreenda a minha dor. 520
Autismo: desafios para a inclusão 480
Autismo: desafios para a inclusão 880
Autismo: desafios para a inclusão 760
Autismo: desafios para a inclusão 800
Autismo: desafios para a inclusão 720
Autismo: desafios para a inclusão 760
Autismo: desafios para a inclusão 760
Autismo: desafios para a inclusão 680
Autismo: desafios para inclusão. 520
Autismo: entraves socioestruturais em seu processo de inclusão 800
AUTISMO: ESCOLAS ESPECIAIS 680
Autismo: inclusão na escola 680
Autismo: Vamos falar sobre o assunto?! 640
Defasagem da inclusão escolar do autista 640
Desafios de Inclusão do Autismo na Educação - ABNS 840
Desafios de inclusão na educação para autistas 720
Desafios para inclusão de Autistas. 800
Desafios para inclusão nas escolas brasileiras 720
Dificuldades em incluir autistas no ensino regular 640
Direitos iguais para os autistas 760
Empecilhos para o ensino de autistas 800
ESCOLAS PARA CRIANÇAS COM TEA. 640
Exclusão de autistas na sociedade. 840
Exclusão no Brasil (Ge1) 800
Exclusão social dos autistas: um desafio a ser superado 720
Falta de fraternidade 800
FBS #3 880
Gênios não compreendidos 680
Igualdade entre todos 720
Inclusão escolar autista 760
INSERÇÂO AUTISTA-C 760
Investir na qualificação de professores para diminuir as... 600
Invisibilidade social do autista 920
Jóias brutas 720
JXP - Exclusão política e cibernética 880
O autismo e as limitações impostas pela sociedade 840
O autismo e suas barreiras na educação 560
O impacto dos direitos na prática. 640
O preço do julgamento 480
O Transtorno do Espectro Autista 680
O Transtorno do Espectro Autista (TEA)(.........)"" 800
oportunidades e inclusão 880
Os "Sams" da sociedade 480
os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil 680
Os desafios da pessoa autista dentro das escolas 800
Os desafios para a inclusão dos indivíduos com transtorno do... 840
Os desafios que os autistas passam na sociedade. 680
País de desiguais 760
Problemas para inclusão nas escolas 440
Realidade Brasileira do Autismo. 640
Redação 02 440
REDAÇÃO DO JORGE 800
Redação/ 20 {#} 880
Sam 760
Sem título... 600
Slim 001 880
Tentativa Número VI (KMQ) 880
The good doctor(não é título) 640
Transtorno do espectro autista e as dificuldades de inclusão 760
Um desafio a ser superado 800
Verdadeira inclusão 680
Viviane viana 760
[Sem título] 800
[Sem título] 800
[Sem título] 640
[Sem título] 720
[Sem título] 720
[Sem título] 400
[Sem título] 600
[Sem título] 840
[Sem título] 800
[Sem título] 640
[Sem título] 800
[Sem título] 760
[Sem título] 680
[Sem título] 720
[Sem título] 880
[Sem título] 720
[Sem título] 680
[Sem título] 680
[Sem título] 800
[Sem título] 760
[Sem título] 880
[Sem título] 880
[Sem título] 880
[Sem título] 720
[Sem título] 880
[Sem título] 760

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES