A série “The Good Doctor” relata a história de Shaun Murphy, um cirurgião com TEA (Transtorno de Espectro de Autismo Autista) que sente dificuldades em se comunicar com as pessoas e socializar. De forma análoga à produção fictícia, os portadores dessa síndrome lutam diariamente para se sentirem inclusos incluídos na sociedade. No entanto, essa é uma realidade ainda distante, uma vez que não existem mecanismos e métodos eficientes para esse fim. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar essa temática afim a fim de buscar soluções para esse problema.
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é necessário ressaltar a presença do autismo na atualidade. De acordo com estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde), há cerca de 70 milhões de autistas no mundo e 2 milhões no Brasil. No entanto, mesmo com essa presença, infelizmente, essa população ainda não possui meios para participar ativamente na sociedade. Dessa forma, fica perceptível a tamanha negligência da sociedade para com esse grupo. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, pode-se observar essa negligência no próprio sistema de ensino, que não possui a capacidade de desenvolver um ensino especial para os portadores de TEA. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), de 2017 para 2018 o número de autistas matriculados em classes comuns aumentou 37,27%. Ou seja, essas pessoas, que deveriam estar em uma sala especial possuindo um método de ensino especializado, estava na mesma sala de pessoas sem deficiência e não possuíam o menor apoio. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, diante dos fatos apresentados, torna-se necessário buscar uma forma de solucionar ou, pelo menos, mitigar esse problema (Solucionar e mitigar são sinônimas). Para isso, é necessário que o governo realize campanhas publicitárias com o objetivo de enfatizar a importância da inclusão dos autistas e libere verbas para as escolas públicas investirem no ensino especializado. Além disso, deve-se ressaltar a importância da família na procura desse objetivo, que deve estar sempre presente na vida dessas pessoas e ajudá-las com suas dificuldades. Dessa forma, o problema poderia ser solucionado. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Evite uma argumentação superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |