A educação e as preconcepções excludentes - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 02/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série ''The Good Doctor'', Shaun Murphy é um jovem médico com autismo que enfrenta não somente os desafios de sua profissão (Vírgula) mas também a falta de confiança e o preconceito de seus colegas. Fora da ficção, os autistas sofrem com circunstâncias parecidas em diversos contextos desde a infância, assim tornando a ida à escola um empecimento. Tal problemática é exercitada pelas preconcepções de uma sociedade excludente. Nesse contexto, a carência de estrutura na base educacional especial brasileira é uma lacuna que precisa ser eficientemente preenchida. (Formule a tese com clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) A educação especial ainda está se consolidando no Brasil, (Ponto final) Nesse âmbito, com a crescente matriculação  matrícula de crianças e adolescentes em instituições escolares - cerca de 34,4% no período de 2015 a 2019 -, em sua maioria pública (Apresente a fonte do dado apresentado), faz-se necessário melhor estruturamento e maior preparação profissional de professores e funcionários para assim, (Sem vírgula) evitar um ambiente conturbado para a criança e para o profissional. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Outro fato importante é a socialização que é uma insegurança para o portador de TEA (Transtorno do Espectro Autista), questão que precisa ser debatida na sala de aula para que o aluno se sinta confortável (Melhore o encadeamento textual) e tendo seu espaço respeitado, não excluído. Devido a isso, convém lembrar da importância de atividades colaborativas, que podem ajudar a criança ou o adolescente a desenvolver sua sociabilização e aprender com seus colegas, assim como eles também aprenderão (Melhore a apresentação dessa ideia). Segundo o filósofo Albert Schweitzer, quando o homem aprender a respeitar, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.

(Boa estratégia coesiva) Evidencia-se, portanto, que o bom funcionamento da educação especial se faz essencial para uma sociedade democrática, destacando aqui os portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), para que possam exercer seus direitos como cidadãos, cabendo reivindicar ao Ministério da Educação melhores condições de ensino. Assim, a exclusão contra autistas será cada vez menos presente no meio escolar e na sociedade. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais clareza ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200