Na série estadunidense “The good doctor”, o Dr. Shaun Murphy (Vírgula) por ser autista (Vírgula) encara vários desafios durante sua residência no Hospital San José, sua capacidade é diversas vezes questionada, tanto por outros profissionais quanto por pacientes. De forma análoga com a realidade, no Brasil, as dificuldades para inclusão de autistas, fato evidente no contexto atual, são provenientes de falhas no sistema educacional e da falta de representatividade. Nesse sentido, é necessário considerar as causas dessa problemática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) O Transtorno do Espectro do Autista (TEA), nome técnico para autismo, afeta principalmente as habilidades de comunicação e possui diversos subtipos, onde cada um requer diferentes cuidados, tornando necessária a presença de profissionais capacitados para fornecerem uma educação de qualidade, como vigente na legislação brasileira (Melhore a construção dessa ideia). Dessa forma, a educação especial tem papel fundamental na inclusão dessas pessoas na sociedade, a escola possibilita a convivência desse indivíduo com outras pessoas, feito benéfico para ambas as partes. Entretanto, segundo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no Brasil, cerca de 1.250.975 de pessoas matriculadas (Vírgula) em 2019, usufruíam desse tipo de educação, apesar do número ser maior, comparado aos anos anteriores, a falta de investimentos na estrutura escolar acarreta falhas nesse sistema que muitas vezes deixa de fornecer uma educação de qualidade ou abranger todos os estudantes. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é possível notar a falta de pessoas com TEA ocupando espaços de destaque no mercado de trabalho, na política e nas mídias. Logo, a escassez de representatividade demonstra uma falha na inclusão desses indivíduos, que por tal motivo, (Sem vírgula) podem apresentar uma sensação de não pertencimento. Esse problema gera também certa ignorância da população, o autismo (Vírgula) por ser pouco apresentado, deixa dúvidas e (Vírgula) ocasionalmente, por desconhecer sobre o assunto, as pessoas agem de forma equivocada ou preconceituosa. Visto isso, é de suma importância que autistas ocupem lugares de visibilidade. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, são fundamentais medidas para inclusão dos autistas na sociedade atual. O Estado deve garantir a ampliação de projetos que incentivem e auxiliem na formação de profissionais especializados, investir na educação inclusiva e implementar programas que incluam autistas no mercado de trabalho e na política. Ao desejo de, dessa forma, conseguir que a realidade brasileira seja modificada e mais autistas se tornem médicos como o Dr. Shaun Murphy e (Vírgula) diferentemente dele, sejam respeitados. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Reestruture e explore os argumentos de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |