"The good doctor", "Atypical". Esses são exemplos de seriados que abordam desafios diários de pessoas com autismo, comprometimento da interação social, da comunicação verbal e não verbal e comportamento repetitivo, (Melhore a progressão de ideias) essas são características do Transtorno do Espectro do autismo Autista (TEA). Isso, infelizmente, gera consequências nefastas, mostrando a necessidade de soluções. (Reestruture as discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) O número de pessoas com autismo, que têm acesso à escola (Vírgula) aumenta gradualmente, mas a educação especial ainda passa por desafios na qualidade de atendimento. Deficiências comportamentais e cognitivas (Vírgula) e a falta de preparo das escolas (Vírgula) dificultam ainda mais o processo de inclusão, e como consequência pessoas com autismo acabam não tendo o acesso necessário à educação e ao lazer. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Para que pessoas com esse tipo de problema mental tenham acesso a uma boa educação escolar, é preciso atenção especial, infraestrutura adequada para atender as necessidades de cada estudante, os professores devem ter acesso ao desenvolvimento do aluno, e fazer com que o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) se sinta confortável no ambiente escolar. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) O Ministério da Educação em parceria com ongs ONGs sociais, (Sem vírgula) devem criar campanhas educacionais sobre inclusão na escola, para professores e alunos sem problemas mentais. Isso deve ser feito por meio das mídias televisivas, nas escolas e em plataformas de “streaming”: por exemplo, instagram, youtube. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Evite uma argumentação limitada do tema proposto. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |