A série sul-coreana "It's okay to not be okay" expõe os desafios de inclusão enfrentados por um jovem cuidador de seu irmão (Vírgula) portador do espectro autista. Semelhantemente, muitas famílias brasileiras encaram as mesmas adversidades. Isso evidencia a desatenção do Estado com relação a essa temática, notabilizando a necessidade de aprimorar e ampliar a implantação da Educação Especial no Brasil. (Melhore a contextualização do tema. Reestruture as discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com a Constituição federal brasileira de 1988, a educação é um direito de todos e dever do Estado. Visto isso, a Educação Especial compromete-se a garantir a educação para deficientes, incluindo autistas, além de usar a escola para promover a inclusão social, salientando a importância da sua implementação nas escolas de todo o Brasil. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar disso, um dos maiores desafios para capacitar a inserção da Educação Especial e, por consequência, a integração de autistas, é a formação de profissionais adequados e qualificados para cuidar das diversas necessidades de um portador do espectro autista. Ademais, é indispensável a colaboração entre responsáveis, professores e gestores escolares, além de alunos, para que possam proporcionar apoio ao aluno especial, ressaltando a ideia de equidade. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se que medidas são necessárias para solucionar o impasse. Dessa forma, cabe ao governo federal, por meio do Ministério da Educação, expandir e aprimorar a Educação Especial, qualificando profissionais e sua metodologia, e desse modo assegurar o direito à educação para todos, acabando com os desafios de inclusão do autismo, além de construir um Brasil mais justo e solidário. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture as discussões, pois o desenvolvimento do tema está limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |