Slim 001 - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, uma em cada 54 crianças que nascem no mundo vai receber o diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), caracterizado por problemas na comunicação, socialização e no comportamento dos acometidos por ele. Nesse contexto, no cenário nacional atual, a inclusão é um grande desafio para os portadores dessa doença. Isso ocorre em razão do estigma associado à síndrome e, também (Vírgula) pela desinformação acerca do tema. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
 

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, convém ressaltar a participação do preconceito no revés. A respeito disso, o filme "O contador" narra a história de Christian Wolff, diagnosticado com TEA, contudo, isso não o impediu de se tornar um dos melhores contadores de sua cidade, mostrando a todos que sua diferença não o limitou. No entanto, uma considerável parte da sociedade exclui os autistas do convívio social, alegando que tais não possuem capacidade intelectual para frequentar determinados ambientes, ou ainda, (Sem vírgula) que deveriam conviver apenas com pessoas semelhantes a elas, fato evidenciado em episódios, (Sem vírgula) nos quais houve a restrição da entrada deles em certos lugares. Logo esse estigma torna-se uma forma hedionda de discriminação. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a escassez de informações dificulta, demasiadamente, o processo de inclusão dos portadores de TEA. Acerca disso, segundo o ilustre professor e escritor André De Rose, "O que mais matou pessoas na era da informação, foi a desinformação". Sob essa ótica, de acordo com o escritor, a ignorância é uma das principais responsáveis por situações desastrosas, (Ponto final) Nesse sentido, ela é um empecilho para as famílias com autistas, pois elas não sabem onde recorrer na busca do melhor tratamento para essa síndrome, o que prejudica o desenvolvimento de seus portadores. (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância que o Ministério da Saúde, em parceria com a Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), oriente a população sobre o que é TEA, por meio de vídeos explicativos, exibidos em horário nobre na televisão, a fim de diminuir o preconceito e a desinformação acerca do tema, além de aumentar, consequentemente, a inserção de pessoas com autismo na sociedade. Assim as desigualdades e estigmas relacionados ao assunto no Brasil não serão barreiras para o desenvolvimento de tais. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200