O autismo (Transtorno do Espetro do autismo Autista – TEA) é uma condição de saúde caracterizada por dificuldade de socialização, principalmente no ambiente escolar. (Ideias fragmentadas) De modo que, nos argumentos dos que defendem a inclusão dos autistas em classes comuns, isso faria com que desde pequenos eles já desenvolvessem uma boa interação social com crianças e adolescentes comuns. Porém, essa proposta não oferece apenas atributos, (Ponto final) Sendo assim, dentro dos seus aspectos negativos (Vírgula) vale destacar: como a presença e um aluno autista em uma sala de aula comum pode interferir negativamente no âmbito escolar. Com isso convém analisarmos as consequências dessa situação. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é cabível levantar a afirmativa que quando um aluno com TEA frequenta uma escola comum seu aprendizado fica tardio em relação aos demais colegas de classe (Reveja essa discussão). Isso acontece porque o cérebro de uma criança com autismo processa mais lentamente as informações comparado a uma criança neurotípica. Além disso, em uma escola pública as salas de aula comportam muitas crianças, por isso apenas um professor não consegue dar atenção para tantos alunos (Vírgula) quanto mais um estudante com TEA. (Reelabore a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, cabe destacar que infelizmente em algumas escolas públicas o bullying é frequente, principalmente com crianças consideradas diferentes. Escrevo por experiencia pessoal, (Não permite primeira pessoa) pois entre meus colegas de classe havia um menino autista e por causa disso, tive o desprazer de presenciar diversas cenas de bullying contra ele, o que certamente tornava a convivência em sala estressante para todos. Sendo assim, é importante que uma criança autista conviva em um ambiente onde se sinta acolhido, juntamente com outras adolescentes que compartilham da mesma condição de saúde, para evitar situações de exclusão por parte dos colegas de sala. (Reformule)
(Boa estratégia coesiva) Em vista disso, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelo estudo e de todos os assuntos relacionados ao ensino, propor (Vírgula) por intermédio de verbas governamentais, a criação de escolas públicas para crianças autistas. (Ideias fragmentadas) A fim de que, (Sem vírgula) os pais que não tiverem condições financeiras para arcar com os custos de um estudo particular para um filho com TEA, fiquem despreocupados, pois saberão que a criança terá o ensino que precisa e não sofrerá maus-tratos por parte dos colegas de classe. Dessa forma, as crianças autistas poderão viver em um ambiente escolar mais agradável e inclusivo.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |