A ineficiente inclusão - (Ga1) - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 03/08/2021

Status:

Corrigida
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A Constituição federal de 1988, conjunto de leis máximas do país, prevê, no art.5°, que todos são iguais perante a lei. Entretanto, tal premissa é desrespeitada, resultando (Vírgula) assim, na exclusão socioeducacional de indivíduos com autismo. Dentre tais fatores que contribuem para essa ação, cita-se a dificuldade de interação social e a falta de ampla oferta educacional inclusiva (Muito bem. Formulou a tese), sendo, pois, dever do Estado, (Sem vírgula) analisar e remediar essa conjuntura.

(Reveja a estratégia coesiva) Diante do exposto, é perceptível que, no cenário brasileiro, pessoas com espectro autista possuem empecilhos para interagir socialmente no meio (Melhore a construção dessa ideia). Considerando que, (Sem vírgula) a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) estabelece como princípio inalienável o direito à liberdade de expressão, observa-se que aqueles indivíduos não somente estão sendo privados de exercerem suas cidadanias, como também, (Sem vírgula)  estão perdendo seus direitos básicos fundamentais para viverem de forma sociopoliticamente digna. Por isso, é necessário que o Estado proponha medidas que solucionem essa infração. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é notório, ainda, que o art. 6°da Constituição federal determina que a educação é um direito universal brasileiro. Todavia, é constatado que estudantes autistas sofrem com a falta de vagas para acessar a educação inclusiva, sendo essa, (Sem vírgula) essencial para auxiliar no desenvolvimento psicomotor desses. De acordo com o Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada ano aumenta a taxa de educandos que, precisando de um ensino especializado, estão matriculados na rede de educação comum. Isso, (Sem vírgula) desfavorece o princípio de isonomia constitucional, visto que, (Sem vírgula) impede tais estudantes de obterem oportunidades profissionais equidativas equitativas (Reestruture e desenvolva essa ideia com clareza), fazendo-se necessário uma solução estatal.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fulcral que pessoas com autismo tenham seus direitos preservados. Através do Ministério da Educação, o Estado (Muito bem. Apresentou o agente) deve adotar métodos que fiscalizem o cumprimento das leis constitucionais (Muito bem. Apresentou a ação)- aplicando para isso, (Sem vírgula) as penalidades cabíveis pelo Código Penal Brasileiro - por meio do supervisionamento das redes de ensino, feito pelas secretárias de educação estaduais, a fim de regulamentar a correta matrícula de cada aluno, atendendo suas primordialidades (Muito bem. Apresentou o meio e a finalidade). Tal medida diminuirá os déficits educacionais desses indivíduos e propiciará o devido respeito às normas da Carta Magna do Brasil.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200