REDAÇÃO DO JORGE - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 02/08/2021

Status:

Corrigida
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Em todo o mundo, no século XXI, estima-se que haja cerca de 70 milhões de pessoas portadoras de autismo. Só no Brasil, esse número se aproxima de dois milhões. No entanto, faz-se notório, na atual sociedade, o negacionismo da doença pela sua diversidade, e a displicência estatal com esse grupo de pessoas (Muito bem. Contextualizou o tema). Dessa forma, as dificuldades para a inclusão dos autistas se agravam, necessitando de medidas urgentes para reverter a situação. (Muito bem. Contextualizou o tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno (Ficou redundante) no desenvolvimento que prejudica a capacidade de comunicação e comportamento social. Além disso, a doença possui vários níveis diferentes, afetando em alguns indivíduos mais severamente e em outros menos. Todavia, comumente as pessoas não procuram consultar o médico para examinar se possui o déficit na saúde, em virtude da falsa falácia que, pelos sintomas não serem perceptíveis, não há a doença. Assim, milhares de autistas descobrem a doença tardiamente, o que poderia ser prevenido no início da infância caso tivesse sido diagnosticado e auxiliado pelo Estado. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, a negligência estatal se faz presente como outra problemática precursora da exclusão dos autistas. Por não apresentar a educação especializada para os deficientes nas escolas públicas, o Estado não garante o direito da  à educação assegurado pelo artigo 205 da Constituição federal. Dessarte, o cidadão com autismo não conseguirá se desenvolver intelectualmente e profissionalmente (Melhore a construção dessa ideia), pois não recebeu os recursos básicos para o estímulo da comunicação com a cidadania, originando assim, (Sem vírgula) o abandono social. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) A partir dos argumentos supracitados, conclui-se que os desafios da inclusão dos portadores de autismo são a negação da doença e a escassez de projetos governamentais. Em razão disso, o governo federal, agregado ao Ministério da Educação, (Muito bem. Apresentou o agente) deve propor oficinas escolares profissionalizantes (Muito bem. Apresentou a ação), estimuladoras da comunicação dos jovens (Vírgula) por meio da tecnologia e de programas ambientais (Muito bem. Apresentou o meio), havendo a apresentação dos trabalhos no fim do período de estudo. Desse modo haverá o desenvolvimento social e individual de todos os autistas, que, futuramente, poderão ter um trabalho formal e uma vida digna, inclusos na sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200