[Sem título] - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A série americana “The Good Doctor” retrata a vida pessoal e profissional de um jovem médico com autismo, tematizando principalmente sua baixa aceitação entre os colegas de equipe. Infelizmente, a narrativa não destoa da realidade brasileira, na qual os indivíduos com tal diagnóstico carecem de efetiva inclusão social. Deste modo, entende-se que a falta de investimento na educação, bem como a exclusão por parte da sociedade apresentam-se como desafios para a inclusão de cidadãos com o Transtorno de Espectro Autista (TEA). (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é necessário ressaltar a falta de investimentos governamentais que há na educação de jovens com autismo. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, o papel da escola vai além da função didática, sendo essencial na formação e socialização de cidadãos na sociedade. Sendo assim, a precária formação de educadores especialistas nesse transtorno tem por consequência a “má educação” e a socialização falha do individuo na sociedade. Logo, os portadores do TEA nunca serão parte da sociedade sem sofrer exclusão. 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a exclusão pela própria sociedade é fator determinante para a dificuldade na inclusão de autistas. De acordo com o artigo 205 da Constituição federal de 1988, a educação é uma responsabilidade compartilhada entre Estado, sociedade e família. Entretanto, é justamente pela falta de educação das pessoas (Vírgula) por sua família, que estas crescem vendo a diferença como algo negativo. Por isso, enquanto os preconceitos não forem combatidos dentro de casa, serão reproduzidos na rua, em forma de exclusão à diferença. (Reestruture e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica clara a necessidade de frear os desafios à inclusão. O Ministério da Educação deve desenvolver um projeto de lei a ser entregue à Câmara dos Deputados, que garanta um percentual de verba destinada à formação e contratação de educadores e profissionais na educação de autistas, a fim de minimizar os impactos na socialização destes (Muito bem. Apresentou agente, ação e finalidade). Também cabe às escolas, juntamente com ong’s ONGs especialistas na causa, desenvolver campanhas de conscientização, que mostrem aos alunos a importância da inclusão escolar. Espera-se, deste modo, construir um país cada vez mais inclusivo aos cidadãos com Transtorno de Espectro Autista. (A proposta de inclusão está incompleta) 

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200