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Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
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O filme "Extraordinário" retrata a história de um garoto que apresenta uma deformidade facial e os desafios enfrentados no início de sua vida escolar. Fora das telas de cinemas (Vírgula) observa-se que tal drama é realidade, uma vez que, (Sem vírgula) dentre os principais desafios para inclusão dos autistas estão a educação e a conscientização social. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é de extrema importância garantir uma educação de qualidade e igualitária para todos os cidadãos, visto que, (Sem vírgula) está incluso na Constituição federal de 1988, artigo 6º, o direito à educação. Atualmente (Vírgula) o cenário dentro das escolas é preocupante, pois a falta de profissionais capacitados para lidar com essa parcela da população faz com que o aprendizado seja um processo lento e inferior aos demais. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a sociedade necessita de conscientização. A prática de bullying e a exclusão social dos portadores de autismo é um ato retrógrado, antiético e classificado como crime perante a lei. Segundo o filósofo Voltaire, “O preconceito é opinião sem conhecimento”, (Ponto final) Nesse sentido, cabe à sociedade informa-se e buscar aprendizado para melhor compreender o autismo e as demais síndromes. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, pertence ao Estado, juntamente com o Ministério da Educação (Vírgula) promover políticas públicas a favor da inclusão para que autistas possam usufruir seus direitos garantidos na Constituição brasileira, por meio de investimentos em formações e capacitações aos educadores, materiais didáticos, abranger o debate em relação ao respeito aos diferentes no meio pedagógico e criação de penalidades mais rígidas quanto ao bullying. Sendo assim (Vírgula) a exclusão social acabará e a inclusão estará presente. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Evite uma argumentação limitada. Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200