A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5° o direito à igualdade, (Sem vírgula) como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prorrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa os desafios para inclusão do autista, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para se combater a exclusão. Nesse sentido, muitas pessoas que têm autismo se sentem esquecidas. Essa conjuntura, segundo ideias do filósofo contratualista John Locke, configura- se como uma violação do ¨Contrato Social¨, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos indispensáveis, como a igualdade. (Ideias fragmentadas) O que infelizmente é evidente no país. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o estigma que atinge autistas, como impulsionador da exclusão no Brasil. Segundo dados da OMS (Organização Mundial Da Saúde), no Brasil (Vírgula) há cerca de 2 milhões de autistas. Diante de tal exposto, grande parte dessas pessoas ainda sofrem com o preconceito da sociedade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende- se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio de programas pedagógicos, (Muito bem. Apresentou o agente e o meio) elabore projetos (Muito bem. Apresentou a ação)- para ajudar autistas que sofrem com esse estigma- a fim de findar os desafios para inclusão do autista (Muito bem. Apresentou a finalidade). Assim se consolidará uma sociedade mais agradável para todos, onde o estado desempenha corretamente o ¨Contrato Social¨, tal como afirma John Locke.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |