Na série televisiva “The Good Doctor”, Shawn Murphy é um brilhante cirurgião autista (Cuidado com a ambiguidade. Reestruture) que trabalha em um prestigioso hospital da Califórnia, porém não recebe apoio da instituição, (Ponto final) Assim, Shawn precisa enfrentar os preconceitos em virtude de sua condição e provar a todo momento seu mérito. Analogamente, na realidade brasileira, o desamparo e a exclusão de pessoas autistas figuram como um desafio a ser enfrentado pelo Estado e pela sociedade civil.
(Reveja a estratégia coesiva) Frente a esse cenário, é possível destacar que a escassez de investimentos destinados aos programas de atendimento para o Transtorno do Espectro do autismo Autista (TEA) (Problemas na construção de sentido. Reestruture), (Sem vírgula) representa um dado vergonhoso em nossos dias. Conforme o Jornal da USP (Desenvolva a sigla), o diagnóstico e tratamento precoce traz grandes evoluções no quadro, no entanto, o Brasil enfrenta uma grande deficiência no trabalho com terapia e a falta de profissionais especializados, em especial, na rede pública é o principal problema enfrentado pelas famílias. É, deste modo, contraditório que (Vírgula) apesar da existência de uma Política Nacional de proteção aos direitos da pessoa autista, o Estado não invista na capacitação de médicos e educadores, permitindo o abandono dessa parcela da sociedade. (Reelabore e explore as discussões com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a lenta mudança social favorece o impasse da inclusão da pessoa com tal transtorno. Nesse sentido, o conceito de violência simbólica, proposto pelo filósofo Pierre Bourdieu, exemplifica que a violência não necessariamente se dá no campo físico, mas que pode se manifestar de forma abstrata. Isso nos permite refletir sobre como qualquer processo de inferiorização se configura como opressão, e tal contexto pode ser visualizado em “The Good Doctor”, no qual as pessoas ao redor de Shawn constantemente duvidam de suas habilidades. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para mudar essa realidade e dar espaço aos indivíduos diagnosticados com o TEA, o governo federal deve capacitar profissionais da saúde a atuarem no tratamento de terapia comportamental e, ainda (Vírgula) promover instrução aos profissionais da educação, por meio de cursos de especialização, com a integração de psicólogos, família e comunidade, a fim de instigar a integração desse grupo e de efetivar o pleno exercício da legislação brasileira. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com clareza e produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |