O filme norte-americano "Temple Grandin" aborda a vida de Temple Grandin, uma jovem que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que precisa lidar, diariamente, com o preconceito social e com a falta de inclusão escolar. Fora da ficção, muitos indivíduos que possuem distúrbio neurológico dessa ordem também enfrentam obstáculos que impedem a sua inserção social. Nessa temática, a mentalidade retrógrada da população, motivada pelo preconceito, e a falta de preparação pedagógica são os principais desafios para a inclusão de indivíduos como Temple Grandin e muitos outros. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é importante citar a obra "Estigma", do filósofo Erving Goffman, na qual ele afirma que os indivíduos tendem a se distanciar e a evitar, ao máximo, o contato com pessoas que são diferentes do que é denominado "normal". Esse pensamento desenvolvido por Goffman explica o preconceito destinado às pessoas autistas, por exemplo. Isso porque a maioria das pessoas se mostra impaciente e desconfortável com a presença desses indivíduos, haja vista que eles têm pouca interação social, geralmente uma das principais características de quem possui TEA. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de preparação pedagógica intensifica, ainda mais, a exclusão do grupo de pessoas autistas. A esse respeito, pode-se mencionar a Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com TEA, instituído em 2012 pela lei 12764, que garante acesso à educação com adaptações cabíveis que contemplem suas necessidades. Ocorre que essa política é negligenciada, uma vez que o atual sistema educacional brasileiro é despreparado, já que possui uma educação "plural", ou seja, que atende apenas os indivíduos que não possuem nenhum distúrbio mental, impossibilitando, assim, que alunos que tenham algum tipo de atraso no desenvolvimento da aprendizagem, a exemplo de grande parte dos autistas, consigam aprender os conteúdos propostos. É fulcral, desse modo, que os professores sejam mais preparados para que possam atender as necessidades de pessoas com dificuldades semelhantes as de Grandin, por exemplo. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que o Ministério da Educação, por meio da mídia- em especial os meios de comunicação (Fica redundante), a exemplo do rádio e da televisão, dado que têm maior abrangência social-, elabore campanhas informativas acerca do Transtorno do Espectro Autista. Isso será feito com o objetivo de desconstruir a mentalidade preconceituosa e ultrapassada da sociedade brasileira. Além disso, o mesmo agente deve investir na preparação dos professores para que eles consigam desenvolver técnicas de ensino de acordo com a necessidade de cada aluno, atendendo, assim, ao que é proposto na lei 12764.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |