O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno (Pleonasmo) do neurodesenvolvimento caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social. O diagnóstico é muitas vezes tardio, visto que profissionais nem sempre sabem identificá-lo. Embora a OMS (Desenvolva a sigla) estime que há 70 milhões de pessoas autistas, ainda é perceptível o desafio que surge para incluir essas pessoas na sociedade devido, principalmente, à falta de conhecimento sobre o transtorno e como lidar com as necessidades que possam surgir, (Sem vírgula) em diversos ambientes.
(Reveja a estratégia coesiva) Aqueles que nunca conviveram com uma pessoa autista podem ter um estereótipo sobre como eles agem e lidam com situações sociais, a partir de relatos na internet ou mesmo filmes e séries. Infelizmente isso nos leva a ter uma visão única sobre o autismo, o que é problemático (Vírgula) já que é um espectro, cada pessoa tem uma maneira única de se relacionar e entender o mundo (Melhore a construção dessa ideia). A partir desse preconceito, a sociedade tende a excluir aqueles que não se encaixam na visão de mundo neurotípico. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso existem as situações nas quais os profissionais que estão lidando com pessoas autistas não foram preparados para auxiliar em casos de dificuldades pessoais, necessidades especiais e até mesmo bullying, principalmente no ambiente escolar, durante o desenvolvimento da criança ou adolescente. Essa é uma fase extremamente importante até para o resto da sala (Vírgula) que deve aprender o respeito e compreensão. Se nem o corpo docente estiver preparado, não há como controlar as falas e ações dos outros alunos, o que atrapalha a experiência do autista. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, faz se necessário que o Estado, em parceria com instituições de apoio para pessoas no espectro autista, promova campanhas que visem conscientizar a sociedade sobre o transtorno, a fim de acabar com os estereótipos que impedem a inclusão(Muito bem. Apresentou o agente, a ação e a finalidade). Atualmente (Vírgula) a maneira mais simples é através da internet, por ser um método prático e rápido de divulgar informações. Ademais as instituições de ensino devem educar seus profissionais para que eles estejam preparados para quaisquer situações e necessidades especiais. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |