[Sem título] - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 02/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Inclusividade  Inclusão e capacitimismo são temas muito discutidos na atualidade, sendo de extrema necessidade para assegurar os direitos civis e morais das pessoas com deficiências. E um dos grupos de indivíduos que lutam por visibilidade é o de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O autismo é um transtorno de difícil diagnóstico, logo pode ser confundido como déficit de atenção, timidez ou outros similares. Consequentemente, o primeiro desafio é a identificação e reconhecimento do transtorno. Dessa maneira, o governo federal em parceria com os ministérios da saúde e educação devem investir e potencializar no estudo do TEA, divulgando os resultados obtidos de maneira acessível, para propagar informação que norteiem o diagnóstico primário pelas pessoas que têm convívio direto com os portadores do autismo. Além de criar novas leis e aprimorar as políticas públicas já existentes de inclusão dessas pessoas à sociedade. (Reestruture as discussões apresentadas. Cuidado com o tangenciamento)

(Melhore a estratégia coesiva) Mesmo após sancionar a Lei 12.764 (Vírgula) que constitui direitos à cidadania, garantindo os benefícios aos portadores de TEA nas áreas de educação e trabalho, a taxa de desemprego de pessoas adultas autistas é cerca de 80% (Apresente a fonte do dado apresentado). Isso porque o preconceito ainda é frequente nos critérios de contratação, e a capacitação profissional para lidar com o autismo é recente, necessitando urgentemente de ampliação e melhoramento. Portanto, a informação é crucial para desintegrar o preconceito com esses cidadãos, visto que o preconceito é um dos maiores desafios na inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho. (Abordagem tangencial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, o caminho para a inclusão dos autistas à na sociedade é o investimento em tecnologia para o diagnóstico, ciência para garantir a qualidade de vida dos portadores, políticas públicas efetivas e informação. Quanto aos não portadores é preciso mais humanidade e amabilidade no convívio com os autistas.​​​​​​​ (Evite construções clichês)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões conforme a estrutura do texto e o tema proposto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.  


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200