A série estadunidense "The Good Doctor", (Sem vírgula) mostra o cotidiano de um médico que sofre com o autismo, (Ponto final) O jovem médico sofre preconceito em seu ambiente de trabalho, (Sem vírgula) por ter TEA (Desenvolva a sigla). Saindo da ficção, na realidade brasileira, crianças, jovens e adultos, também são julgados, tornando mais difícil a inclusão das pessoas com autismo na sociedade. Isso ocorre pelo fato de serem vítimas de atos preconceituosos e pela negligência governamental na educação. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Sob essa perspectiva, vale ressaltar as discriminações sofridas por pessoas que tem Transtorno do Espectro do Autismo Autista. Acerca disso, o filósofo francês, Voltaire, afirmou que "Preconceito é opinião sem conhecimento". Sendo assim, no corpo civil brasileiro, pessoas normais criam opiniões equivocadas sobre TEA, sem saber que essas palavras podem ser comparadas com uma arma para as pessoas que são vítimas de autismo, pelo fato delas serem mais sensíveis (Reformule essa ideia). Desse modo, esses atos vão piorar a inclusão dos autistas na sociedade. (Reelabore as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém enfatizar que a falta de cuidados do governo na educação para deficientes agrava a questão. De acordo com a Constituição federal, diz que a educação é um direito de todos os cidadãos. Sobre Sob esse viés, as crianças e os jovens com deficiências não deveriam sofrer com sua própria inclusão nas escolas, onde vão com o intuito de aprender e voltam traumatizados. Dessa forma, é inaceitável que no século XXI, (Sem vírgula) ainda persista esse problema nas escolas. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a inclusão social dos autistas ainda é um desafio para a população. Assim, o governo, por meio dos órgãos públicos (por exemplo: Ministério da Educação), deve promover campanhas nas escolas, demonstrando conhecimentos sobre Transtorno do Espectro do Autismo Autista, com o intuito de diminuir o bullying nos centros educacionais. Paralelamente, as mídias sociais (Facebook, Instagram), (Sem vírgula) devem realizar campanhas de conscientização da TEA. Feito isso, a inclusão de autistas na sociedade não será um desafio. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |