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Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
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São Tomás de Aquino defendia que todas as pessoas deveriam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a dificuldade na inclusão de pessoas que sofrem com autismo contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, esse grupo é vítima de constante discriminação. Dessa forma, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que persiste devido, (Sem vírgula) não só a insuficiência da legislação, mas também à falta de conhecimento. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, em primeiro lugar, evidencia-se que a insuficiência legislativa é um grande responsável pela complexidade do problema. O filósofo John Lock defende que (Dois pontos) "As leis fizeram-se para os homens e não para as leis". Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão da inclusão de pessoas autistas na sociedade, a legislação não tem sido suficiente. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a falta de conhecimento. De acordo com Schopenheauer, os limites de visão de uma pessoas determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre como pessoas que têm esse transtorno neurológico vivem, sua visão sara  será limitada, o que dificulta ainda mais a erradicação do problema. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a inclusão de pessoas autistas passa  passe a fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para que isso ocorra, o Poder Público, (Sem vírgula) deve desenvolver palestras, por meio de entrevistas com pessoas autistas e estecialistas especialistas no assusto, a fim de reverte a falta de conhecimento por parte da população. Tal ação pode, ainda, ser compartilhada nos meios de massa para uma maior repercussão. Paralelamente, é preciso intervir sobre a insuficiência legislativa presente na questão. Assim, poderíamos chegar mais perto de uma inclusão efetiva, seguindo o entendimento defentido por Tomás de Aquino. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200