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Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 03/08/2021

Status:

Corrigida
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De acordo com a Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu art. 6  (Vírgula) o direito à educação como inerente a todo e qualquer cidadão brasileiro, independente de idade, raça, religião, entre outros. No entanto, ao se observar o caráter excludente do acesso à segurança no Brasil, é notório que essa imprescindibilidade não tem sido considerada no país. Nesse sentido, o longa (Qual?) evidencia um problema grave presente na sociedade brasileira: a inclusão de pessoas que precisam de atendimentos especiais. À vista disso, o quadro em questão decorre da incompetência governamental e má influência midiática (Reformule e apresente com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, urge salientar que a negligência governamental colabora com esse cenário. Isso, (Sem vírgula) porque os governantes não se importam com os cidadãos, são gananciosos e egoístas (Reformule). Assim a educação, principalmente dos autistas, continua ruim, gerando adversidades enormes, pois a educação muda pessoas (Vírgula) as quais mudam o mundo para melhor, mas quando deixa de se ter, isso se torna problemático (Reestruture essa ideia). Em seu livro “A república”, Platão, filósofo grego, considerado um dos principais pensadores de sua época, acreditava que o governo da cidade deve buscar justiça para todos e proporcionar meios de se educar para a virtude. Isto é, cabe ao Estado investir na justiça e educação, não só para autistas e/ou outras pessoas com atendimentos especiais, como também todo o resto da sociedade. Logo, percebe-se que esse problema causa uma desarmonização social. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é preciso destacar que a má influência midiática deixa marcas negativas. Isso posto, uma vez que a mídia influencia negativamente no sentido de estar se silenciando em momentos que a mesma  (Use quando houver ideia de igualdade) deveria estar se manifestando e trazendo soluções, entre centenas de formas que poderiam ajudar com o caso (Melhore a construção dessa ideia). Nesse aspecto, os meios de comunicação social trazem uma visão ruim do problema, pois a omissão em épocas de caos também querem dizer alguma coisa. Assim, torna-se evidente que a mídia não está fazendo seu papel fundamental. Segundo Pierre Bourdieu, filósofo e sociólogo francês, “o que foi criado para ser instrumento de democracia, não deve ser convertido em mecanismo de opressão”. Em vista disso, vale ressaltar que a mídia tem seu papel fundamental na sociedade e não pode se ocultar. Logo, é inaceitável que tal processo ocorra nos dias atuais.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. O governo federal (Muito bem. Apresentou o agente) deve investir na educação das escolas do país com o apoio da mídia nas transmissões de TV (Vírgula) contribuindo para propagação do ensino, difundindo equidade às pessoas, por meio de investimentos de instituições público-privadas (Muito bem. Apresentou a ação e o meio), para que melhore a qualidade de ensino as pessoas autistas (Muito bem. Apresentou a finalidade). Dessa forma, o conceito de virtude apresentado por Platão seria posto em prática.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200