O livro “A Verdade Segundo Ginny Moon” (Vírgula) do escritor Bejamin Ludwing (Vírgula) narra a história da vida de Ginny Moon, uma garota muito amada por seus colegas e seus pais adotivos,em que, os quais estão cientes de que à a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) possui autismo, como também, (Sem vírgula) vem fazendo de tudo para que Ginny se sinta incluída nas atividades. Entretanto, o que foi abordado pelo autor permanece no âmbito literário, essa situação ocorre porque, infelizmente, ainda existem desafios na inclusão de pessoas com transtornos de espectro autista no Brasil. Sobre Sob esse viés, para a reversão da problemática é indispensável averiguar as principais causas: negligência estatal e a alienação familiar. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, é fulcral pontuar que a deficiência em adotar medidas inclusivas de pessoas com autismo, (Sem vírgula) deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Nessa perspectiva, esse fator, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como a violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre a sua função de garantir que todos gozem de seus direitos indispensáveis. Nessa lógica, por mais que tenha ficado legislado em 2012 uma lei que garante a proteção dos direitos de pessoas com autismo, há uma falha com o no cumprimento dessa lei, visto que, (Sem vírgula) a exclusão dessas pessoas ainda perdurar. Desse modo, esse comportamento estatal, (Sem vírgula) estar está de encontro com o conceito de “Instituição Zumbi” do sociólogo Zygmunt Bauman. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental destacar a alienação familiar como impulsionador do problema. A título de exemplo, no filme “Tudo que quero” (Vírgula) a personagem portadora de autismo (Vírgula) Wendy, vive alienada pela sua cuidadora, que a mesma cria sua rotina e suas atividades diárias, mas o contexto da história muda quando a personagem decide participar de um concurso de escrita no qual, (Sem vírgula) foge de sua genitora para realizar seu objetivo. Diante dessa realidade, a família é a principal causa da exclusão social dessas pessoas, dado que, (Sem vírgula) cria uma espécie de capa protetora em seus filhos, pelo simples fato de terem um pensamento de que são pessoas incapazes de interagir com a sociedade. Logo, é imprescindível a mudança nessas atitudes familiares. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a urgência de ações interventivas com o fito de amenizar a questão. Para isso, o Ministério da Saúde- órgão responsável pelas políticas públicas na área da saúde-juntamente com o governo, por meio de verbas governamentais, aplique investimentos em campanhas de conscientização, a fim de promover as famílias a capacidade de preparar seus filhos para a sociedade, capacitando-lhes a interagir com outras pessoas. Assim, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, uma sociedade perpetuada pelo esforço de incluir pessoas com transtorno de espectro autista em atividades coletivas como abordado pelo autor Benjamin.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões conforme o tema proposto. Desenvolva as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |