Sem título... - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série norte-americana "Um bom doutor", tem como protagonista um médico autista que sofreu toda a sua vida, inclusive no seu trabalho, com a faltar compreensão das pessoas sobre autismo. Fora da ficção, pessoas com esse transtorno neurológico enfrentam desafios para a sua inclusão na sociedade. Essa problemática ocorre pelo silenciamento e a carência de estrutura especializada no país. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Sob essa perspectiva, observa-se a faltar de debate sobre esse impasse. É preciso tirar uma situação da invisibilidade para alcança soluções. Explica Djamila Ribeiro (Vírgula) sobre o silenciamento de problemas que causa uma desinformação, que acabar gerando preconceito com as pessoas com doenças mentais.  (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) ​​​​​​​Ademais, a falta de estrutura especializada em ambientes, (Sem vírgula) como a escola acaba construindo uma escassez de inclusão social. Em uma frase Nelson Mandela afirma: A educação é o instrumento mais poderoso para mudar o mundo. Segundo essa afirmação (Vírgula) percebe-se que pessoas com transtornos mentais não têm a base para uma educação essencial, causada pela carência de estrutura na educação. (Reestruture as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) ​​​​​​​Portanto, são essenciais medidas operantes para reversão dos desafios para a inclusão de autistas. Para isso compete ao Ministério da Educação aumentar o número de profissionais especializados na educação de indivíduos com deficiências e promover palestras educacionais sobre o tratamento com essas pessoas, por meio das escolas e prefeituras. Dessa forma, as crianças e adolescentes, como a nova geração ainda em aprendizagem, saberão a importância da inclusão de todos no seu meio social. Logo, uma sociedade bem informada e um país respeitando os direitos de todos. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200