A educação especial foi legalizada em 2015 (Melhore a construção dessa ideia), porém a inclusão ainda precisa de alguns ajustes, principalmente para os autistas. O Transtorno do Espectro Autista afeta a interação social e a comunicação verbal, desfaiando docentes no trabalho com os portadores. Falta preparação dos profissionais da educação e também um método efetivo de inclusão. (Reestruture as discussões iniciais)
(Reveja a estratégia coesiva) No filme: "Como estrelas na Terra", o personagem Ishan, (Sem vírgula) demonstra comportamento diferente dos demaisalunos demais alunos. Ele não consegue ler e sua escrita é muito comprometida. Os professores não sabem lidar com ele por falta de conhecimento e de preparação com o que é diferente. A maneira de ensinar é comum para todos, entretanto algumas crianças e adolescentes requerem um ensino diferenciado. (Vírgula) assim como acontece com a inclusão de autistas em sala de aula. Para que eles possam se desenvolver, o corpo docente precisa de formação continuada, cursos específicos na área, sensibilidade e o apoio de toda a escola. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Do mesmo modo, no filme, o personagem Ishan é desmotivado a estudar, pois tanto alunos, como professores e a própria família, não sabem lidar com suas dificuldades. A inclusão não é realizada de forma acolhedora e de forma sistemática. Em virtude disso, o portador de necessidades especiais não se sente pertencente a um grupo. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Reveja a estratégia coesiva) Por conseguinte, a inclusão dos autistas requer sensibilidade e conhecimento. Compete à escola promover encontros mensais entre família e educadores, por meio de palestras com psicopedagogos e neuropsicologos (Vírgula) a fim de transformar a realidade educacional deste público. A exemplo do filme, em que um dos desafios é a inclusão, Ishan encontra um professor que, com sensibilidade e conhecimento, consegue minimizar a questão da inclusão do seu alno, mostrando a todos a sua importância. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |