[Sem título] - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 03/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 6º, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o a exclusão de pessoas com doenças neurológicas da sociedade  (Reveja a seleção lexical) e a carência de profissionais da educação, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. 

(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o autismo : desafio para a inclusão (Melhore a construção de sentido). Nesse sentido, faz com que se sintam inseguras para realizar atividades do dia a dia. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde que infelizmente é evidente no país. (Reestruture as discussões apresentadas. Cuidado com uma abordagem tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Ademais,é fundamental apontar a carência de profissionais da educação como impulsionador do problema. Segundo Paulo Freitas: "Se a edução sozinha não transforma a sociedade, tão pouco a sociedade muda" (A citação está incorreta). Diante de exposto (Vírgula) é crucial que a ajuda de professores para que as crianças com psicose, (Sem vírgula) possam ter um desenvolvimento melhor quando adultos.Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Reestruture as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de divulgações (Vírgula) disponibilize verbas para contratar professores e financiar palestras para a sociedade (Vírgula) a fim de dar conforto aos autistas (Muito bem. Apresentou o agente, a ação, o meio e a finalidade). Assim, se consolidará uma sociedade mais armonioza harmonioza, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200