20/08/2021 - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série televisiva “The good doctor”, o protagonista Shaun Murphy é um jovem médico autista, que enfrenta diversos desafios em seu trabalho, sendo julgado em diversos momentos como incapaz. Fora da ficção,é inegável que inúmeros brasileiros pertencentes ao espectro autista também sofrem para se inserir na sociedade,principalmente,devido a uma construção escolar limitadora e ao desconhecimento da população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) A princípio,deve-se analisar que a escola é de extrema relevância ao ser humano,uma vez que possibilita desde cedo a socialização dos indivíduos. Nesse contexto,o educador Rubem Alves acreditava que (Dois pontos) “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”, (Ponto final) Sob esse viés, existem instituições de ensino que julgam,por exemplo,um aluno autista como alguém que não será capaz de aprender tanto quanto os outros alunos e,assim,não proporciona mecanismos adequados à formação intelectual desse (Reestruture essa discussão).Dessa maneira,cria-se uma visão limitada,a qual prejudica a integração dos portadores do TEA com o restante do grupo. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso,existe o desconhecimento por diversas pessoas sobre os diferentes graus do espectro. Nesse sentido,muitos indivíduos,como os portadores da Síndrome de Asperger,são incompreendidos dentro da própria família,fazendo com que não tenham acesso ao tratamento adequado.Sob essa perspectiva,o filósofo Francis Bacon defendia que “Saber é poder”, (Ponto final) Desse modo,uma vez que determinada família suspeitasse que o filho faz parte do espectro,seria possível que ela buscasse ajuda profissional para auxiliar esse indivíduo a se inserir na sociedade. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto,as dificuldades para inserção dos autistas na sociedade, (Sem vírgula) estão relacionadas,essencialmente,com a escola e a ausência de conhecimento do transtorno por muitos. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema,urge que o Ministério da Educação promova,por meio de verbas governamentais, palestras com profissionais como psicólogos e psiquiatras em instituições de ensino que alertem tanto os alunos quanto os professores e os pais sobre como lidar com os integrantes do espectro. Dessa forma,será possível diminuir o preconceito e a desinformação existentes e integrar esses na sociedade.​​​​​​​ (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Evite uma abordagem superficial do tema. Explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200