Altimos - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 03/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país prevê,em seu artigo 6º, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal perrogativa, (Sem vírgula) não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a exclusão de pessoas com doenças neurológicas na sociedade e a carência de profissionais da educação para auxiliar os necessitados, dificultando ,desse modo, a universalização deste direito social tão importante. Nessa perspectiva ,é necessário que medidas sejam tomadas de imediato para que uma sociedade integrada sejam alcançada. (Reestruture as discussões iniciais)

(Reveja a estratégia coesiva) Dessa forma, a exclusão de pessoas com doenças neurológicas da sociedade, (Sem vírgula) faz com que se sintam inseguras para realizar atividades do dia a dia. No seriado "The good doctor" (Vírgula) o personagem Shaun e um médico autista , mais  mas com mais com diversas qualidades, porém um de seus pacientes recusa ser atendido por um profissional com problemas mentais, então ele se fecha e tem grandes dificuldades para voltar a praticar a medicina .De maneira análoga a isso, fora da ficção presenciamos variados casos parecidos. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, destaca-se a carência de profissionais da educação como impulsionador do problema. De acordo com Paulo Freitas (Dois pontos) "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, tão pouco a sociedade muda" (A citação está incorreta) .Diante de tal exposto, observa-se que é crucial a ajuda de professores para que as crianças com psicose possam ter desenvolvimento melhor quando adultos. (Reelabore)

(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos mencionados (Vírgula) é necessário que o governo disponibilize verbas, (Sem vírgula) para contratar professores e financiar palestras para a sociedade ,por meio de divulgações nas redes sociais ,televisões e rádios ,a fim de proporcionar conforto aos autistas (Muito bem. Apresentou o agente, a ação, o meio e a finalidade). Tal ação pode ainda fazer com que o compartilhamento dessas informações faça a notícia chegar a mais pessoas, (Ponto final) Feito isso cidade poderá caminhar para a completude.

Comentários do corretor


Evite uma abordagem limitada do tema proposto. Reestruture as discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200