Igualdade entre todos - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na cidade-estado de Esparta (Vírgula) na Grécia Antiga (Vírgula) crianças que nascessem com deficiência eram sacrificadas. No contexto atual (Vírgula) esse tipo de atitude não acontece, porém agora é vivenciado no mundo a falta de inclusão com pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa maneira, para combater essa mazela é preciso a união do Estado e da sociedade. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a postura do Estado precisa ser analisada. De acordo com o filósofo grego Aristóteles, a sociedade somente encontrará a harmonia se houver justiça igual para todos os cidadãos. Infelizmente, na atualidade se tem uma dificuldade em conseguir pelo Sistema Único.de Saúde (SUS) o tratamento adequado para a melhor melhorar a qualidade de vida dos autistas, essa realidade se contrapõe ao pensamento Aristotélico (Essa ideia precisa ser desenvolvida com mais clareza). Portanto, o Poder Público deve disponibilizar o devido acompanhamento aos autistas. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Somando a isso, o papel da sociedade tem que ser pensado. "Preconceito é a opinião sem conhecimento" (Ponto final) Essa frase de Voltaire evidencia como uma parte da população não respeita as particularidades do próximo (Melhore a construção dessa ideia). Lamentavelmente, é o que acontece com os autistas que são discriminados por algumas pessoas que não conhecem sobre o transtorno deles. Assim, faz-se necessário a mudança dessa mentalidade em relação a eles. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a parceria entre Estado e sociedade é indispensável para resolução do problema. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde oferecer através do SUS o tratamento adequado para todos que têm o TEA e a população deveria se informar e acolher os autistas. Assim, podemos encontrar a harmonia que Aristóteles fala. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200