A série "Atypical" conta a história de Sam, um adolescente autista que apesar de todas as dificuldades causadas pelo transtorno trabalhava, entrou para uma universidade e se tornou independente. Esse adolescente é um exemplo de que a problemática de inclusão do autismo vivenciada no século XXI está relacionada a como a família e a sociedade acolhe quem tem o transtorno. A inclusão é possível se o autista for olhado pelos que estão a sua volta como o semelhante que de fato é. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente cabe ressaltar que o preparo da família é um facilitador para o desenvolvimento e inclusão do autista. O adolescente Sam teve o privilégio de ter uma rede de apoio incrível, uma família imperfeita, mas que o amou incondicionalmente. Uma mãe que se engajou na causa do filho, frequentou grupos de apoio, leu livros e contou com a ajuda de especialistas. Essa difícil busca pela compreensão do universo do autista permite entender melhor as suas dificuldades e encontrar soluções para superá-las. (Argumento limitado. Reestruture as ideias apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto a ser ressaltado é que a sociedade precisa ser mais inclusiva. O Sam trabalhou porque encontrou alguém que deu essa oportunidade a ele. O personagem teve amigos que não se aproximaram de um autista, mas de alguém com pontos de semelhança pela sua inteligência, arte, sentimentos ou gostos. (Melhore a progressão de ideias) O autismo pode se manifestar em diferentes graus, mas a sociedade precisa aprender a ter um olhar único para quem tem o transtorno independente do seu nível. Esse olhar deve enxergá-lo como semelhante e acolhê-lo como todo ser humano merece ser acolhido. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário que as políticas de inclusão para os autistas sejam ampliadas. O Ministério da Saúde e o da Cidadania precisam (Muito bem. Apresentou o agente) disponibilizar profissionais especialistas suficientes para o acompanhamento contínuo dos autistas e suas famílias (Muito bem. Apresentou a ação). Em parceria aos ministérios citados, o Ministério da Educação deve promover a educação da sociedade, incluindo o tema nas escolas e empresas, em disciplinas, campanhas e por meio das mídias sociais e televisivas a toda população. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |