Desafios de inclusão na educação para autistas - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 20/08/2021

Status:

Corrigida
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A Constituição federal de 1988 assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas na luta contra os desafios para inclusão dos portadores do autismo, verifica-se que esse preceito é constatado na teoria e não desejavelmente na prática. Tal fato não só se dá pelo preconceito presente na sociedade, como também pela inércia estatal no tocante a medidas que propiciem uma inclusão de qualidade aos autistas, principalmente no sistema educacional. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Reveja a estratégia coesiva) Diante desse cenário, o preconceito enfrentado pelas famílias de portadores do espectro autista é o principal catalisador do problema. Para o físico Albert Einstein (Vírgula) é mais fácil desintegrar um átomo do que o preconceito. Porém, o primeiro passo para a inclusão de determinado grupo é eliminando quaisquer ato que remete ao preconceito. É (Vírgula) portanto, intolerável que pais de crianças autistas continuem a passar pela dificuldade em matricular seus pupilos, seja na educação pública ou privada, por causa da rejeição das escolas em receber essas crianças. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inércia estatal para com uma educação inclusiva e de qualidade para os autistas é outro ponto que fomenta a problemática. O autismo pode ser entendido como um distúrbio que afeta a interação social, a comunicação, o aprendizado e a adaptação de quem o porta. Sendo assim, torna-se fundamental que as escolas tenham aulas inclusivas através de métodos e novas habilidades que devem ser adquiradas pelo professor, (Ponto final) Nesse sentido, é indispensável a capacitação do profissional da educação. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, cabe ao governo federal, instância máxima do poder executivo, aderir a criação de uma lei que obrigue as escolas a capacitar, por meio de cursos e palestras, um grupo de profissionais para que tenham uma cota mínima de aceitação de alunos com autismo. Tal medida visa combater o impasse de forma prática e democrática. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore os argumentos com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200