Problemas para inclusão nas escolas - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
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Nos dias atuais, o Transtorno de Espectro do autismo Autista é muito comum, muitas crianças desenvolvem os sinais em um ritmo normal e após isso regridem, levando em conta que há vários tipos de transtornos autista. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Reveja a estratégia coesiva) Portanto o autismo é uma condição hereditária, mas também tem predisposição em outros fatores, como, por exemplo, fatores ambientais. (Não compreende a estrutura do texto)

(Reveja a estratégia coesiva) O autismo afeta o cérebro e atrapalha no recebimento de informações necessárias para o bom funcionamento. Além disso (Vírgula) pesquisas mostram que a partir do ano de 2019, (Sem vírgula) as matriculas em escolas públicas vêm aumentando cada vez mais. (Argumento pouco desenvolvido)

(Reveja a estratégia coesiva) Tendo em conta que os alunos portadores de deficiência, (Sem vírgula) teriam que receber cuidados redobrados, pois alguns precisam de mais atenção e outros são mais independentes. (Reestruture as discussões. Não compreende a estrutura do texto)

(Reveja a estratégia coesiva) Visto que nem toda escola pública tem profissionais capacitados para cuidar de alunos portadores de deficiências e até mesmo boas condições para recebê-los. (Não compreende a estrutura do texto)

(Reveja a estratégia coesiva) Consequentemente, deve ser feita a ampliação das escolas para acolher melhor todos os alunos, mas para isso acontecer requer bastante atenção para ser implementado, levando em conta que a participação dos familiares é muito importante para o desenvolvimento dos alunos no dia a dia. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 80 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     440


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200