É notório que na sociedade brasílica, (Sem vírgula) indivíduos diferentes sempre sofreram, (Sem vírgula) por parte das pessoas que os cercam, (Melhore o encadeamento textual) a alta incapacidade de compreender e acolher a diversidade do próximo, fato esse, (Sem vírgula) que (Vírgula) infelizmente, é comprovado por à pela comunidade autista. (Ideias fragmentadas) Uma vez que, (Sem vírgula) humanos com uma imposição mental que se difere dos seus semelhantes (Reveja o campo semântico), (Sem vírgula) são afastados da sua inclusão, seja no mercado de trabalho ou ao acesso à educação de qualidade, necessitando (Vírgula) assim, de uma ação rápida e indulgente por todo corpo social que o cerca. (Reelabore as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é fundamental citar que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 15% dos portadores do TEA (Transtorno do Espectro do Autismo Autista), (Sem vírgula) assumem algum tipo de papel dentro de uma empresa privada. Essa comprovação apenas deixa clara que, desde que o Brasil se livrou das correntes do escravismo, aprisionou pessoas em suas próprias dificuldades, o pelourinho foi trocado pelo mercado ocupacional trabalhista, “chicoteando” a saúde mental conturbada do ser vivente. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, vale notabilizar o baixo número de ingressantes às faculdades e cursos técnicos, segundo o Censo da Educação Superior de 2019, (Ponto final) Apenas pouco mais de 1500 autistas estão matriculados em alguma universidade. Contudo, esse dado esclarece ainda mais a ideia da relatora da ONU (Organização das Nações Unidas) Katarina Tomasevski, cita que a educação é a chave para abrir outros direitos humanos, (Ponto final) Partindo dessa visão, é vigente que, (Sem vírgula) a “porta” do preconceito torna-se cada dia mais pesada, transformando o âmbito educacional em um fardo. Demanda (Vírgula) assim, medidas cabíveis e solucionáveis, frisando a necessidade de quebrar quaisquer paradigmas que impliquem no bem-estar dos filhos da nação canarinha. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de total indispensabilidade o rompimento dos grilhões que nos rodeiam. Dessa forma, o Ministério da Educação (MEC) anexado com o Congresso Nacional, (Sem vírgula) têm a necessidade de criar uma lei pátria, que visa, (Sem vírgula) apoiar e assegurar o formando autista no mercado de trabalho, para que (Vírgula) desse modo, o acesso à ocupação profissional seja cativa, por exemplo, com a conclusão do curso superior ou técnico, o autista terá sua vaga na empresa privada ou governamental garantida, saindo da faculdade e sendo redirecionado para ter sua própria fonte de renda. Contudo, com a conclusão dessa intervenção governamental, espera-se que, (Sem vírgula) a “chibata” fique em um passado obscuro, e não assole mais ninguém.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser abordadas com mais clareza e coerência. Procure selecionar informações pertinentes. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |