Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a inclusão de autistas no Brasil apresenta desafios, os quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do preconceito, quanto da ausência de medidas governamentais. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese e contextualizou o tema)
(Reveja a estratégia coesiva) Diante desse cenário, vale ressaltar como propulsor do problema o preconceito por parte da sociedade. Conforme é retratado na série "The Good Doctor", na qual o protagonista Doutor Shaun, (Sem vírgula) é médico e portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e luta diariamente contra o preconceito da sociedade, sobretudo em seu ambiente de trabalho. Analogamente, fora de ficção, isso ocorre atualmente no Brasil, não só agora, como também em gerações passadas, constanto assim o que Einstein afirmava "É mais desintegrar um atómo do que o preconceito enraizado na sociedade". (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a negligência do Estado colabora com esse cenário crítico. Atualmente, há carência de políticas eficazes para a inserção de cidadãos com espectro de autismo autista em diversos âmbitos sociais, (Sem vírgula) como trabalho, educação, vai de encontro com o objetivo das Nações Unidas, a qual estabeleceu que um dos principais direitos de um indivíduo é o tratamento igualitário, e é dever do Estado garantir que este venha a ser cumprido (Vírgula) como afirma o filosófo Jhon Locke (Reestruture essa ideia). Logo, é inadmissível que esse problema ainda ocorra nos dias atuais.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, pode-se perceber que o preconceito dificulta a erradicação do problema no país. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, (Sem vírgula) orientarem as pessoas sobre as características do transtorno autista, por meio de palestras ministradas por psicólogos voltados a toda a comunidade, com o intuito de romper as barreiras do preconceito criado pela ignorância. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da inclusão de autistas no Brasil e a coletividade se aproximará a Utopia de More. (A proposta de intervenção está icompleta)
Comentários do corretor
Evite uma argumentação limitada. Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |