A Constituição federal do Brasil, promulgada em 1988, garante a todos os indivíduos o direito à saúde, segurança, educação e bem-estar social. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a questão da inclusão na sociedade de pessoas, principalmente crianças e adolescentes, com Transtorno do Espectro do autismo Autista (TEA), dificultando desse modo a universalização de direitos tão importantes. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a discussão de fatores que favorecem esse quadro, principalmente os relacionados aos desafios para a inclusão escolar do grupo com essa necessidade especial.
(Boa estratégia coesiva) Deve-se pontuar, de início, a importância do acesso a uma educação inclusiva para crianças com autismo desde os primeiros anos escolares, promovendo os benefícios psicológicos da interação com outras crianças. Nesse âmbito, é relevante destacar os dados positivos do Censo Escolar do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que demonstram que as taxas de alunos com necessidades especiais matriculados em classes comuns têm aumentado desde 2015, favorecida pela educação especial prevista em legislação. Porém, mesmo diante desse aspecto favorável, sabe-se que muitas crianças e adolescentes regridem seu desenvolvimento social, dificultando a inclusão. Segundo o filósofo grego Aristóteles, deve-se "tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade". Essa frase , no contexto apresentado, remete à importância dos cuidados especiais que os autistas precisam receber no convívio escolar, tanto dos professores, colegas e família, principalmente destacando que o transtorno apresenta diferentes graus de manifestação de pessoa para pessoa (Paralelismo sintático). A qualidade do ensino e convívio desse grupo especial ainda precisa ser trabalhado para diminuir o número de casos de regressão, demandando ações urgentes do governo no que diz respeito ao treinamento dos profissionais de educação e conscientização da população em geral. (Delimite as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para melhorar as condições de inclusão do grupo com espectro autista. Para isso, torna-se necessário que o Ministério da Educação, órgão público responsável pelo sistema de ensino do país, invista em treinamentos para professores, pedagogos, coordenadores e diretores das instituições de ensino fundamental, por meio de palestras e cursos sobre diferentes abordagens educacionais para estudantes com TEA, a fim de proporcionar uma melhor inclusão desse grupo no ambiente escolar. Nesta ação seria importante que as mídias e escolas promovessem palestras e debates também com outros alunos e familiares, trazendo informação e conscientização para a sociedade. Somente assim, será possível garantir os direitos previstos na Constituição federal para esse grupo especial. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |