Verdadeira inclusão - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Pode-se afirmar que o autismo é uma condição de saúde caracterizada pela dificuldade de socialização. Na atualidade, é notório que os portadores dessa síndrome têm encontrado contratempos para superar os obstáculos advindos desse transtorno. Nesse sentido, é necessário que a inclusão dessas pessoas seja viabilizada, especialmente nas escolas de formação até o nível de ensino médio. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) O Transtorno do Espectro do Autismo Autista (TEA) é caracterizado por comprometimento da interação social, bem como do comportamento. Essas dificuldades abrangem aspectos como: socialização, comunicação verbal e não verbal, interesse restrito, além de movimentos repetitivos. Em virtude disso, surgem desafios em diferentes áreas ao longo da vida, como: aprendizagem escolar, convívio com familiares e amigos, entrada e permanência no mercado de trabalho. Ressalta-se que essas barreiras podem ser ultrapassadas (Vírgula) promovendo-se a inclusão dessas pessoas, (Ponto final) contudo, no atual cenário brasileiro, isso ainda não é tão efetivo. (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Convém destacar as escolas de nível infantil, fundamental e médio, as quais já possuem profissionais para a Educação Especial, todavia, para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino (Vírgula) ainda existem entraves. Diante disso, é indispensável que sejam estruturados planos de carreira para os diferentes servidores que atuam na educação inclusiva, no âmbito dos educandários públicos, de modo que exista a exigência de formação na respectiva área de atuação e seja viabilizada também a formação continuada. Tal situação decorre do fato de que, atualmente, permitem-se contratos temporários e, por vezes, não se exige especialização, o que compromete a qualidade de ensino. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, que a inclusão das pessoas portadoras dessa síndrome ainda perpassa por diferentes desafios. Sendo assim, é primordial que sejam realizadas mudanças no sistema de ensino público do país, tornando possível que crianças e adolescentes com autismo tenham um bom acompanhamento desde os anos iniciais, além de obterem o benefício da proximidade com os demais alunos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Evite um recorte limitado do tema. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200