Pode-se afirmar que o autismo é uma condição de saúde caracterizada pela dificuldade de socialização. Na atualidade, é notório que os portadores dessa síndrome têm encontrado contratempos para superar os obstáculos advindos desse transtorno. Nesse sentido, é necessário que a inclusão dessas pessoas seja viabilizada, especialmente nas escolas de formação até o nível de ensino médio. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) O Transtorno do Espectro do Autismo Autista (TEA) é caracterizado por comprometimento da interação social, bem como do comportamento. Essas dificuldades abrangem aspectos como: socialização, comunicação verbal e não verbal, interesse restrito, além de movimentos repetitivos. Em virtude disso, surgem desafios em diferentes áreas ao longo da vida, como: aprendizagem escolar, convívio com familiares e amigos, entrada e permanência no mercado de trabalho. Ressalta-se que essas barreiras podem ser ultrapassadas (Vírgula) promovendo-se a inclusão dessas pessoas, (Ponto final) contudo, no atual cenário brasileiro, isso ainda não é tão efetivo. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Convém destacar as escolas de nível infantil, fundamental e médio, as quais já possuem profissionais para a Educação Especial, todavia, para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino (Vírgula) ainda existem entraves. Diante disso, é indispensável que sejam estruturados planos de carreira para os diferentes servidores que atuam na educação inclusiva, no âmbito dos educandários públicos, de modo que exista a exigência de formação na respectiva área de atuação e seja viabilizada também a formação continuada. Tal situação decorre do fato de que, atualmente, permitem-se contratos temporários e, por vezes, não se exige especialização, o que compromete a qualidade de ensino. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, que a inclusão das pessoas portadoras dessa síndrome ainda perpassa por diferentes desafios. Sendo assim, é primordial que sejam realizadas mudanças no sistema de ensino público do país, tornando possível que crianças e adolescentes com autismo tenham um bom acompanhamento desde os anos iniciais, além de obterem o benefício da proximidade com os demais alunos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Evite um recorte limitado do tema. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |