O Transtorno do Espectro Autista (TEA), (Sem vírgula) é uma condição que causa problemas nos processos de desenvolvimento social, de comunicação, de interação e da linguagem do indivíduo. Lamentavelmente os portadores dessa síndrome passam por diversas dificuldades para uma inclusão efetiva no âmbito social, principalmente nas escolas. Alguns dos desafios enfrentados por essa parte da população são a superproteção e a falta de informação. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
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(Reveja a estratégia coesiva) A série da Netflix "Atypical", (Sem vírgula) retrata o cotidiano de Sam, um adolescente autista que decide buscar sua independência e autoconhecimento na escola e na vida pessoal. Porém, sua mãe é superprotetora (Vírgula) que tenta impedir sua autonomia, mantendo-o dentro de um mundo onde nada de ruim poderá acontecer a ele. Essa atitude impede que o indivíduo explore suas dificuldades, habilidades, afetando seu desenvolvimento pessoal, relações sociais e com o mundo a sua volta. (Reestruture a discussão apresentada)
(Reveja a estratégia coesiva) Também faz com que se tornem adultos inseguros, dependentes e que pensam que não são bons o suficiente. Infelizmente essa parcela da população passa por diversas situações por causa das pessoas não compreenderem sua condição e pelos familiares não saberem como lidar com o seu comportamento. A partir disso, nota-se que essa atitude é um problema para o desenvolvimento do autista. (Reestruture a discussão apresentada)
(Reveja a estratégia coesiva) De acordo com o Artigo 58 (Vírgula) do capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). (Ideias fragmentadas) Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. (Use aspas para marcar a citação) Por isso é necessário um plano de ensino que respeite a capacidade de cada aluno e que proponha atividades diversificadas para todos e considere o conhecimento que cada aluno traz para a escola. Em conjunto com isso, a falta de informação tem se tornado um grande problema. Ao falarmos sobre o transtorno, muitos estereótipos e preconceitos ainda são comuns na sociedade (Vírgula) principalmente a falta de conhecimento das pessoas sobre o assunto. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para erradicar o problema, é preciso que o governo - órgão responsável pelos Três Poderes - promova campanhas de orientação sobre o autismo e implemente-as nas escolas e na mídia, por meio de rodas de conversa, palestras e propagandas publicitárias, a fim de promover maior domínio sobre esse transtorno e a importância da inclusão das pessoas portadoras na sociedade (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção). Além disso, esse órgão, em conjunto com o Ministério da Educação, deve proporcionar cursos de capacitação para educadores, com o intuito de prepará-los para possíveis situações envolvendo alunos especiais e, consequentemente, desenvolver a inteligência dos indivíduos de forma segura. Só assim o preconceito e a exclusão que assola o Brasil se extinguirá.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Reestruture e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |