Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os desafios para a inclusão do autismo autista apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do silenciamento social, quanto da lacuna educacional (Muito bem. Formulou a tese). Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade brasileira. (Muito bem. Contextualizou o tema)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante pontuar que o silenciamento social deriva da baixa atuação do setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades governamentais, o silenciamento social desencadeia, por sua vez, mais um desafio para a inclusão do autista, uma vez que a mídia pouco ou nada se faz para incentivar o inserimento do autista no âmbito social (Reestruture essa discussão). Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, imperativo ressaltar a lacuna educacional com promotor do problema. Partindo desse pressuposto, muitas escolas brasileiras não realizam nem debates e nem projetos em prol da inclusão do autista no ambiente escolar, o que, por sua vez, acaba por passar despercebido entre os estudantes que ainda não compreendem sua importância de imediato (Argumento limitado. Reestruture). Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a lacuna educacional auxilia para a na perpetuação desse quadro deletério.
(Boa estratégia coesiva) Assim, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas em parceria com a prefeitura (Muito bem. Apresentou o agente) promovam espaços para rodas de conversas e debates sobre a questão no ambiente escolar (Muito bem. Apresentou a ação), (Ponto final) Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e pessoas que vivenciaram algum tipo de exclusão no âmbito social por serem autistas. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância do combate aos desafios da inclusão dos autistas e se tornem cidadãos atuantes em busca de resoluções (Muito bem. Apresentou a finalidade). A partir dessas ações poderá se consolidar um Brasil melhor e a Utopia de More (Melhore a construção dessa ideia).
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |