Na série “Atypical”, uma produção original do serviço de streaming Netflix, é retratada uma família com um filho autista (Vírgula) visando a forma em que ele se relaciona com a realidade adolescente (Reestruture essa ideia). A narrativa revela os desafios de integração que um indivíduo autista vivencia e a sua complexidade de pensamento na busca de respostas. Fora das telas, milhares de pessoas nesse segmento são deixados de lado, acarretando uma discussão sobre as consequências e os motivos dessa contínua dificuldade.
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, cabe mencionar os empecilhos causados pelo tema. Uma criança que apresenta o transtorno precisa ser integrada a uma sala de aula, tanto para uma maior socialização no ambiente e na própria moradia, pois não saber se expressar pode causar uma angústia e maior isolamento (Vírgula) tanto para o autista e aos seus companheiros de sala que carregam um estereótipo sobre a situação. Assim, segundo Bauman, a sociedade é um corpo biológico que precisa de interação entre partes para sobreviver e evoluir. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, existem aspectos governamentais que dificultam a solução da tese. A maioria desses diagnosticados possui uma dificuldade de escrita, coordenação ou na comunicação, exigindo um auxílio especial por parte da instituição de ensino, por exemplo, um planejamento de aplicação do conteúdo do ano letivo para o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade). Essa estrutura muitas vezes não recebe apoio na educação, quando a mesma não consegue abordar e cumprir o sistema de ensino normal.
(Boa estratégia coesiva) Sob esse âmbito, é viável a aplicação de medidas pelo governo federal para amenizar a situação. Para inclusão, urge ao Ministério da Educação garantir e planejar (Vírgula) por meio de planos destinados a essa população (Vírgula) condições adequadas de ensino, objetivando maior qualidade de vida para os autistas. Somente assim, a sociedade poderá ver o mundo da mesma forma em que “Atypical”.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |