São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas deveriam ser tratadas com a mesma importância. Entretanto, a questão da inclusão dos autistas no meio social contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, as pessoas que têm autismo são vítimas de discriminação constante. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema, em virtude do silenciamento e do preconceito. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar, a princípio, que a falta de debate é um fator determinante para a persistência do impasse. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da falta de inclusão de brasileiros que possuem o Transtorno do Espectro do Autismo Autista (TEA), visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e nas escolas (Reestruture essa ideia). Assim, a ausência do debate gera desconhecimento e desinformação a respeito de um assunto tão importante, tornando-se necessário tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a autora.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a lenta mudança de mentalidade. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Seguindo essa linha de raciocínio, nota-se que a exclusão de autistas na sociedade brasileira se encaixa na teoria do sociólogo, uma vez que, (Sem vírgula) se as pessoas crescem inseridas em um contexto social discriminatório, a tendência é adotar esse comportamento também. Dessa forma, o fortalecimento do pensamento preconceituoso, transmitido de geração em geração, resulta numa sociedade cada vez mais excludente em relação aos autistas. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, deve realizar palestras nas escolas públicas e privadas com as vítimas do problema, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas e divulgadas nas redes sociais dos ministérios, a fim de atingir um público maior e trazer mais lucidez sobre o problema. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão dos desafios para a inclusão dos autistas no Brasil. (Faltou apresentar o detalhamento)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |