*Autismo: desafios para inclusão** - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 10/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas deveriam ser tratadas com a mesma importância. Entretanto, a questão da inclusão dos autistas no meio social contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, as pessoas que têm autismo são vítimas de discriminação constante. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema, em virtude do silenciamento e do preconceito. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar, a princípio, que a falta de debate é um fator determinante para a persistência do impasse. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da falta de inclusão de brasileiros que possuem o Transtorno do Espectro do Autismo Autista (TEA), visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa e nas escolas (Reestruture essa ideia). Assim, a ausência do debate gera desconhecimento e desinformação a respeito de um assunto tão importante, tornando-se necessário tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a autora.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade enfrentada é a lenta mudança de mentalidade. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Seguindo essa linha de raciocínio, nota-se que a exclusão de autistas na sociedade brasileira se encaixa na teoria do sociólogo, uma vez que, (Sem vírgula) se as pessoas crescem inseridas em um contexto social discriminatório, a tendência é adotar esse comportamento também. Dessa forma, o fortalecimento do pensamento preconceituoso, transmitido de geração em geração, resulta numa sociedade cada vez mais excludente em relação aos autistas. (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, deve realizar palestras nas escolas públicas e privadas com as vítimas do problema, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas e divulgadas nas redes sociais dos ministérios, a fim de atingir um público maior e trazer mais lucidez sobre o problema. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão dos desafios para a inclusão dos autistas no Brasil. (Faltou apresentar o detalhamento)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200