[Sem título] - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 02/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o filósofo George Santayana, aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo. Analisando o pensamento e relacionando-o a realidade atual, é notório que os preconceitos afetam de forma evidente a sociedade atual, já que a inclusão de pessoas com transtornos é complicada e dificilmente colocada em ação. Além de que o problema está inserido em todo o sistema educacional, em virtude de que todos os dias é comum presenciar diversos preconceitos e falta de oportunidades para pessoas portadoras de transtornos, - e apesar de ser um assunto de extrema importância, nunca é discutido em escolas ou em casa - então novamente a sociedade comete o mesmo erro e sofre com as mesmas consequências, mas ainda assim ignorando o assunto. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que o descaso governamental com a educação, a escassa abordagem do autismo e outros transtornos em instituições de ensino e na mídia causam o agravamento da falta de inclusão e a nenhuma resolução para essa situação mais uma vez. (Melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo. Sendo assim, é possível compreender que a educação e a abordagem do assunto em redes de comunicação assumem importantes papéis no presente e também no futuro da sociedade, entretanto o sistema educacional recebe grande negligência governamental, proporcionando a carência de conteúdos importantes, tal como a inclusão que pessoas autistas merecem. (Argumento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a importância dos estudos sobre maneiras de inclusão de pessoas com transtornos, e da falta que uma atenção maior para o sistema educacional gera ao país. Consequentemente cabe ao governo e ao Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente) elevarem a qualidade do conhecimento (Muito bem. Apresentou a ação), por meio da inclusão de novas matérias, conteúdos e atividades (Muito bem. Apresentou o meio)– que devem ser acessíveis para todos os tipos de instituições – com o propósito de orientar e educar a todos sobre o grande desafio que é a inclusão. Em vista disso, ensinando as crianças e jovens a importância da abordagem desse assunto, assim educando o cidadão para que no futuro isso já não seja mais um problema (Vírgula) e sim apenas uma lembrança de como evoluímos e deixamos preconceitos e exclusão de pessoas autistas no passado. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões foram pouco exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200