"AUTISMO, desafios para a inclusão" - Banco de redações


Autismo: desafios para a inclusão

Enviada em: 02/08/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com base em algumas pesquisas realizadas desde o ano de 2015, o número de crianças com autismo tem aumentado gradualmente nas redes de ensino (Vírgula) contendo mais de 1 milhão de matrículas sendo abertas anualmente. Mesmo passando por algumas complicações, as escolas estão sempre dispostas a cuidarem dessas crianças e acompanharem seu desenvolvimento. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Em algumas crianças e adolescentes o autismo se desenvolve mais rápido que em outras, portanto, não são todas que já têm ele desde sempre (Melhore a construção dessa ideia). Ultimamente tem sido notável que o aumento de pessoas com autismo nas escolas chegou a uma proporção muito grande (Vírgula) informando que estão conseguindo se adaptar ao ambiente e a se relacionarem com outras pessoas (Vírgula) e criando alguns ciclos de amizades novas. (Apresente as discussões com clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Com a colaboração de profissionais bem capacitados, reuniões escolares com novos planejamentos de aulas e o apoio superficial dos responsáveis sempre muito atentos, a tendência é melhorar cada dia mais o aprendizado e desenvolvimento dessas crianças que precisam de um apoio a mais do que as outras. ​​​​​​​(Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Senti falta de um projeto de texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200