Na Grécia Antiga vigorava um sistema político, porém segregacionista, pois que excluía estrangeiros, mulheres e escravos. De forma análoga, a sociedade brasileira se mostra segregadora em relação às pessoas que são autistas. Diante disso, a negligência estatal e a falta de debate são empecilhos para a inclusão desse grupo na sociedade brasileira. (Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, a omissão estatal no que diz respeito à oferta de uma educação de qualidade para autistas é um problema a ser superado. Segundo a Constituição federal de 1988, documento que rege todas as leis do país, todos devem ter acesso à educação, porém a falta de infraestrutura da maioria das escolas públicas e a falta de capacitação dos professores para lidar com essa minoria agrava os desafios de inclusão desse grupo não só no contexto escolar (Vírgula) como também no contexto social. Fica evidente, infelizmente, que um documento tão importante como é a Constituição não seja colocado em prática. (Reestruture e apresente a discussão com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de debate e o silenciamento da população corrobora para que esse entrave permaneça. Logo, segundo o filósofo Foucalt, alguns temas são silenciados. É possível perceber isso no que diz respeito aos autistas, pois a mídia e os meios de comunicação, como redes sociais, são usados na maioria das vezes para propagandas (Vírgula) mas poderiam ser usadas para conscientizar a população a ser mais empática com esse grupo vulnerável a preconceitos (Melhore a construção dessa ideia). Assim, será possível amenizar essa situação negativa e, enfim, superar a exclusão dos tais.
(Boa estratégia coesiva) É importante, então (Vírgula) que o Ministério da Educação, por meio de verbas públicas, invista na infraestrutura das escolas e disponibilize brinquedos para escolas infantis, para o pleno desenvolvimento das crianças autistas , e também invista em curso de capacitação aos professores (Vírgula) preparando-os para saberem lidar com pessoas com Transtorno do Espectro Autista e , assim, as necessidades desse grupo sejam atendidas. Além disso, a mídia deve ser usada para conscientizar e incentivar a população a ser mais empática com essa minoria e, dessa forma, poderá atenuar a exclusão dos autistas e tornar possível a inclusão no âmbito educacional e social
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |