Autismo: desafios para a inclusão
É notório que o autismo trás traz divergências de opiniões, principalmente, (Sem vírgula) se tratando do grau que o paciente se encontra. Dentre tantos aspectos destacam-se: a falta de conhecimento e a dificuldade de inseri-los na escola e no trabalho. (Reestruture as discussões iniciais)
(Reveja a estratégia coesiva) Cabe mencionar que a falta de interesse e conhecimento sobre o que é autismo, (Sem vírgula) acaba desfavorecendo e prejudicando a vida dessas pessoas. O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três característica que é: a inabilidade de agir prante a sociedade, dificuldade de dominar a linguagem e comunicar-se e de lidar com jogos simples. Vale ressaltar que varia 0 padrão comportamental sendo restrito ou até mesmo repetitivos. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) No entanto, fica mais evidente a dificuldade para estas pessoas serem inseridas nas escolas e no trabalho, (Ponto final) Não foi por acaso, (Sem vírgula) que no dia 13 de julho de 1990 foi criado uma lei que é a 8.060 (Estatuto da Criança e do Adolescente) para protegê-los de qualquer tipo de discriminação, exploração e abuso, mas infelizmente ela não funciona como deveria. Diante disso foi criado mais uma lei que é a 12.724 (Vírgula) do dia 27 de dezembro de 2012, para garantir o direito de acesso à educação e ao trabalho digno. Vale lembrar que mesmo assim ainda é muito difícil para estes guerreiros (Evite esse tipo de construção) que só querem viver e conquistar seu espaço, exercendo seu direito de cidadão. (Reelabore)
(Reveja a estratégia coesiva) Com tudo Contudo, sabe-se que é preciso rever a necessidade de cada um, fazer com que a lei se cumpra, se for o caso até usar de forma mais rigorosa quando possível (Reestruture). É necessário proporcionar mais conhecimento de uma forma que abrange todas as classes sociais. Usar os meios de aceso como: Internet, TVs, rádio, escolas, propondo palestras, documentários, propagandas tudo de forma mais simples possível para fazer valer todos os direitos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o recorte temático e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |