Ainda que houve um grande avanço nos últimos anos a respeito do transtorno do espectro do autismo (TEA), existe um longo caminho para entendê-lo melhor e para alcançar melhores resultados no acolhimento e tratamento das pessoas acometidas por esse transtorno, para que essas sejam integradas na sociedade e sejam indivíduos ativos e funcionais. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Há características notórias que ajudam a identificar indivíduos com TEA, a ver: dificuldade na fala, comportamentos repetitivos, isolamento social, déficit de atenção etc. Com isso, pais e profissionais da educação podem atentar-se para essas características afim a fim de identificar crianças com potenciais de terem o transtorno, pois o mesmo (Use quandoo houver ideia de igualdade) manifesta-se cedo na infância. (Argumento limitado)
(Melhore a estratégia coesiva) No Brasil (Vírgula) há diversas escolas especializadas que conseguem oferecer um tratamento melhor às crianças com TEA, por meio de ambientes que itensificam o contato social e uma melhor atenção dada pelos profissionais devidamente preparados, por exemplo. Isso ajuda a integrá-los melhor na sociedade, pois quanto mais cedo o transtorno for identificado e tratado, o indivíduo terá mais chances de ter uma vida normal devido à drástica redução dos traços comportamentais e cognitivos característicos do TEA. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além do que foi dito, há muitos estudos sendo realizados afim de desvendar a origem do TEA, pois isso garantirá um melhor entendimento sobre esse transtorno e consequentemente tratamentos mais eficazes. Também é importante ressaltar a conscientização da sociedade a respeito do TEA, o que vem sido muito bem desenvolvido por meio das crescentes representações artístico-culturais de autistas em filmes, séries televisivas, livros etc. Continuar investindo em estudos e escolas especializadas, manter ou reforçar os níveis de conscientização são um excelente caminho para alcançar níveis aceitáveis de integração. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |